Escola Sá Pereira

CONHEÇA A NOVA UNIDADE DA RUA MATRIZ ATRAVÉS DE UM TOUR VIRTUAL 360º

Conheça o Ateliê Sá Pereira, programa integral para o Fundamental I.

Nele os alunos Encontrarão:

O Ateliê Sá Pereira une ciência, arte e tecnologia para uma aprendizagem ainda mais estimulante.

Sabemos que a escola é a primeira ponte de uma pessoa rumo ao conhecimento e às descobertas sobre si mesma e sobre a comunidade à sua volta. 

A Sá Pereira sempre incentivou seus alunos a serem sujeitos ativos de seu processo de aprendizagem e que as atividades viessem a estimular a interação e o diálogo. 

Pensando em justamente trazer maiores possibilidades para nossos alunos durante seu processo de aprendizagem, criamos o Ateliê Sá Pereira. 

Ateliê, por definição, é o local onde artesãos trabalham juntos em prol de um projeto em comum. Nosso intuito é continuar a oferecer, também durante o tempo livre, a oportunidade de desenvolver todas as dimensões do ser, envolvendo criatividade, inovação e descobertas em conjunto. 

O novo horário extensivo para o Fundamental I oferecerá um espaço para que nossos alunos se conectem ainda mais às áreas do saber, junto com o exercício da cidadania e o ensino da arte. 

O Ateliê Sá Perece oferece diversas atividades durante o período da manhã, antes de os alunos irem para suas aulas, à tarde. A grade é composta por: 

A importância dos 5C's da educação integral

Nós entendemos que a educação tem um papel fundamental na vida das pessoas e vemos na educação integral uma oportunidade de ir além da sala de aula, contribuindo ainda mais para uma formação completa do aluno, que engloba os lados intelectual, social e emocional. 

A educação integral tem como principal objetivo fazer com que o aluno conheça mais o seu potencial, bem como o mundo que o cerca. Somente assim ele conseguirá enxergar a sua importância como indivíduo e como parte integrante da sociedade, que começa na família, segue para a escola e depois vai para a rua, o bairro, cidade, estado, país e aldeia global.

Dentro da educação integral existem os chamados 5Cs, que são as peças essenciais para a realização desse trabalho de formação completa do aluno. 

Passe o mouse aqui e descubra

Cabeça

  • Resolução de problemas
  • Investigação
  • Argumentação
  • Conhecimento

Cultura

  • Letramento digital
  • Criatividade
  • Diversidade
  • Expressão artística

Comunidade

  • Liderança
  • Colaboração
  • Integridade
  • Resolução de conflitos

Corpo

  • Consciência corporal
  • Expressão corporal
  • Esportismo
  • Alimentação

Coração

  • Inteligência emocional
  • Resiliência
  • Motivação
  • Metacognição

FAQ Ateliê Sá Pereira

Caso você ainda tenha dúvidas sobre o nosso novo programa integral, preparamos uma lista que poderá ajudar:

O Ateliê Sá Pereira foi pensado para conter o que há de mais inovador em educação integral e busca ser um espaço que integra todas as experiências educacionais e que estimula os movimentos de exploração, as vivências, a iniciativa e o convívio entre estudantes de diferentes idades, sempre orientados pela equipe pedagógica e pelo professor regente. 

Aqui as crianças e os seus responsáveis encontram: 

  • Imersão em Inglês por projetos;
  • Vivência no parque;
  • Educação para a sustentabilidade;
  • Flexibilidade de dias;
  • Acompanhamento de professores em todas as atividades;
  • Almoço saudável oferecido pela empresa Tatim Comidinhas (referência no setor);
  • Ótimo custo-benefício se comparado à contratação de atividades externas à escola;
  • Ambiente seguro e protegido.

O Ateliê Completo ocorre no turno da manhã e possui atividades das 8h às 12h30.

Sim, o Ateliê entende que as famílias possuem necessidades diferentes e oferece flexibilidade em relação aos dias e algumas possibilidades de horário. 

A flexibilidade envolve a possibilidade de 5 dias, 3 dias ou 2 dias. Para famílias que desejam os 5 dias mas gostariam de deixar o filho mais tarde, existe o Programa de Imersão em Inglês, que, além de ser uma grande oportunidade para o estudante se desenvolver na língua, também atende a famílias com necessidade do integral a partir das 10h40 da manhã.

Caso a família deseje que o aluno participe das atividades do Ateliê somente 1 vez na semana, é necessário entrar em contato com a secretaria.

A vivência ocorrerá todas as sextas-feiras, começando às 8h para quem está no Ateliê Completo e às 10h para quem está no programa II de Imersão de Inglês. É responsabilidade das famílias deixarem seus filhos no parque com a professora e equipe do projeto. E é responsabilidade da escola retornar com as crianças para o prédio da instituição após o horário das atividades que vão até as 11h. 

A vivência ao ar livre é algo essencial principalmente após a pandemia, na qual os estudantes ficaram privados durante 2 anos de ter contato com a natureza de forma regular. Queremos atender ao chamado pedagógico de “desemparedar a infância”. No parque, eles terão acesso a atividades práticas que promovem o contato com um ambiente natural e que ajudam a desenvolver a responsabilidade socioambiental a partir da educação para a sustentabilidade.

Esse programa, que busca fortalecer a comunicação em Inglês dos estudantes, é um horário em que os alunos vão utilizar as ferramentas da língua para adquirir novos conhecimentos e trabalhar em projetos, nos quais serão incentivados por um professor especialista a se comunicarem em Inglês. Esse programa é fruto de um planejamento pedagógico que visa fortalecer a habilidade da comunicação e da fala no idioma durante práticas educativas e divertidas.

O programa tem uma carga horária total de 5h de imersão na língua e mais 1h dedicada à alimentação, em parceria com a empresa Tatim Comidinhas. 

Atendendo às diferentes rotinas familiares, teremos flexibilidade de dias de semana e horário. Venha conhecer!

Para mais informações sobre pacotes e preços, nossa secretaria estará à disposição.

Almoço:

a nossa parceira Tatim Comidinhas nos ajuda a conscientizar as crianças
sobre a importância da saúde e do bem-estar alcançados com uma boa alimentação equilibrada, saborosa, colorida e, por que não, divertida!

Meditação:

 através da metodologia do “mindfulness”, os exercícios serão voltados para os níveis de atenção plena, a gestão das emoções e da consciência corporal, estimulando a concentração e a inteligência emocional. 

Estudo Dirigido e Projeto:

cada um viverá sua experiência a partir do que planejou para sua semana sob a mediação do professor e da troca com seus colegas. Um ganho importante de desenvolvimento de autonomia, um exercício de escolha entre o que se deseja, o que se precisa e o que é possível realizar.

Imersão em Inglês:

o ensino de inglês será baseado na metodologia ativa de projetos. A comunicação nesse horário será imersa na língua inglesa.

Educação Ambiental:

o tema estará presente no cotidiano das crianças e uma vez por semana iremos a uma área verde próxima à escola. Nesse dia, todas as atividades serão desenvolvidas ao ar livre com foco no brincar e na ampliação da relação entre a criança e a natureza.

Oficina de Construção:

o horário de mão na massa será o momento focado em duas das habilidades mais demandadas para essa geração, que são a criatividade e a habilidade de solucionar problemas. A oficina ocorrerá com ferramentas e recursos do conceito de educação STEAM, que mistura ciência, tecnologia, engenharia, artes e operações matemáticas. 

Capoeira:

o ensino favorece a coordenação motora, o campo visual, a criatividade, a autoestima, a automatização de movimentos e educa as crianças na administração do tempo e do espaço dentro de um movimento. O resultado é uma criança mais desenvolta e segura. 

Oficina de jogos e brincadeiras:

momento lúdico com a inserção de jogos de tabuleiro e educativos, além de um resgate das brincadeiras da infância, em uma triagem para cada faixa etária. Esse é o período para a dimensão comunidade, dos 5Cs da educação integral, de socialização e de estímulo à iniciativa e liderança, trazendo benefícios para a afetividade e a moralidade da criança.