Como andam esses territórios na escola, existe uma hierarquia desses saberes? Que espaços esses saberes ocupam nos currículos escolares? Quais as relações sociais e políticas da ciência com a sociedade?

Henrique Cukierman é professor adjunto da UFRJ, onde atua na graduação do curso de Engenharia de Computação e Informação e nas pós-graduações do Programa de Engenharia de Sistemas da COPPE/UFRJ e do Programa de História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia. Dedica-se principalmente aos seguintes temas: redes sociotécnicas, história da ciência, história da informática, abordagem sociotécnica da Engenharia de Software, a construção do ciberespaço. É professor do Curso de Tecnologia em Sistemas de Computação do Centro de Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro – CEDERJ (apoiado pela FAPERJ).

Ivan da Costa Marques é atualmente professor associado atuando no Programa de Pós-Graduação de História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia (HCTE). Tem se dedicado ao desenvolvimento dos Estudos CTS (Ciência-Tecnologia-Sociedade) no Brasil, integra o Conselho Editorial da Editora Fabrefactum e faz parte do comitê editorial e atua como parecerista ad hoc em diversas revistas acadêmicas especializadas. Em 2002 fundou coletivamente o grupo de pesquisa NECSO (CNPq).