Preparamos para essa data uma mesa redonda com o objetivo de estimular a curiosidade e a motivação para a pesquisa, pois sabemos que será a partir da troca com as crianças que cada professor fará seu recorte e traçará seu caminho de estudo com a turma.

Em ano de “Bicho inventor” priorizamos o processo de criação como primeiro tema para discussão.
Roberto Lent falará sobre o processo criativo nas ciências, os aspectos biológicos e funcionais. Chales Watson tratará da criação artística, das questões sobre criatividade, fantasia, imaginação etc. Para articular as ideias sobre o processo criativo com a sociedade pós-moderna, nos ajudando a refletir sobre as consequências do progresso, do culto à novidade, do consumismo teremos Solange Jobim.

Roberto Lent é neurocientista e É professor titular da UFRJ, atualmente diretor do Instituto de Ciências Biomédicas. É membro titular da Academia Brasileira de Ciências, membro do Conselho Técnico-Científico da CAPES – Ensino Básico, e presidente do Conselho Deliberativo do Instituto Ciência Hoje. Chefia o Laboratório de Neuroplasticidade do Instituto de Ciências Biomédicas. Atua também em Divulgação Científica para adultos e crianças, com livros publicados para ambos. Escreve regularmente para a revista Ciência Hoje On Line e outros veículos.

Solange Jobim atualmente é professora adjunta da UFRJ e professora associada da PUC-Rio. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento Humano e Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: infância, juventude, linguagem, subjetividade, educação, cultura, conhecimento e epistemologia das ciências humanas.

Charles Watson é graduado em Belas Artes e Literatura pela Faculdade de Bath (Inglaterra). Participou de diversas exposições individuais e coletivas. Seus trabalhos integram os acervos do MAM-RJ e do MAM-SP. Foi diretor do Centro de Arte Hélio Oiticica (2000-2003) e atualmente dirige o Projeto Dynamic Encounters International Art Workshops.