O início das aulas será no dia 8/2, segunda-feira, garantindo a primeira semana do mês para planejamento e treinamento dos professores com as novas ferramentas que serão utilizadas.
É prerrogativa das famílias enviar ou não seus(suas) filhos(as).
Seguiremos os protocolos de segurança conforme as regras de ouro já instituídas em 2020, e que constam em nosso documento De Volta para o Futuro (link). A quantidade de estudantes e funcionários presentes nas salas foi planejada de acordo com esses protocolos.
A carga horária diária de todos os segmentos sofrerá redução de até 15 minutos em relação ao horário regular, para garantir que as entradas e saídas da escola sejam escalonadas e viabilizar a higienização dos espaços e equipamentos.
Estaremos em constante observação e avaliação das práticas, com o intuito de propor melhorias e ampliação do atendimento pedagógico, sempre respeitando os protocolos e cuidados necessários para minimizar os riscos.
A escola está fazendo investimentos em equipamentos para transmissão simultânea e ampliação da capacidade de internet, e iniciando parceria com o Google for Education.
De acordo com as deliberações e orientações dos conselhos e secretarias de educação, faremos de 2020 e 2021 um continuum curricular para favorecer o desenvolvimento dos objetivos e a apropriação dos conteúdos propostos, buscando atender às especificidades e às necessidades de apoio aos nossos alunos em suas aprendizagens. Sendo assim, além das fichas e apostilas produzidas por nossa equipe pedagógica, alguns materiais, como livros e cadernos, poderão ser reaproveitados. Outros serão solicitados nas listas de material individual que divulgaremos em breve.
No segundo semestre seguiremos com todo o Ensino Fundamental (F1 a F9) para a nova sede, na Rua da Matriz. Tour virtual (link)
Para a Educação Infantil, está prevista a mudança para a casa da rua Capistrano de Abreu, 29, que será reformada e adaptada para receber os pequenos, mas ainda sem previsão de data.

 

Educação Infantil – Pereirinha

– Aulas presenciais diárias.
– Turmas divididas em 2 pequenos grupos, respeitando a limitação dos espaços e favorecendo o distanciamento recomendado.
– Atendimento dos grupos em rodízio, no meio do turno, entre professor e auxiliar.
– Aulas de Dança e Música semanais, síncronas, sendo presenciais ou remotas.
– Os alunos que optarem por permanecer em casa serão atendidos também diariamente, formando uma turma que agregará crianças de idades variadas, por uma professora dedicada especialmente ao ensino remoto.

 

F1 e F2 – Pereira

– Aulas presenciais diárias, com transmissão simultânea e interação para as crianças que permanecerem em casa.
– Turmas divididas em 2 grupos, respeitando a limitação dos espaços e favorecendo o distanciamento recomendado.
– Atendimento dos grupos em rodízio, no meio do turno, entre professor e auxiliar.
– Aulas de Inglês, Tribo, Dança, Música e Teatro semanais, presenciais e com transmissão simultânea.
– O detalhamento da rotina, como horário das aulas, será divulgado em reuniões com responsáveis, a serem realizadas na semana que antecede o início das aulas.

 

F3 a F5 – Capistrano

– Aulas presenciais 4 dias na semana, com transmissão simultânea e interação para as crianças que permanecerem em casa, e 1 dia remoto para toda a turma.
– Turmas divididas em grupos, respeitando a limitação dos espaços e favorecendo o distanciamento recomendado.
– Dias e horários presenciais e remotos fixos para cada turma.
– Aulas de Inglês, Tribo, Artes Visuais, Dança, Música, Coral e Teatro semanais, presenciais com transmissão simultânea e/ou remotas.
– O detalhamento da rotina, como horário das aulas, será divulgado em reuniões com responsáveis, a serem realizadas na semana que antecede o início das aulas.

 

F6 a F9 – Capistrano / Irajá

– Aulas presenciais 4 dias na semana, com transmissão simultânea e interação para os estudantes que permanecerem em casa, e 1 dia remoto para toda a turma.
– Turmas divididas em grupos, respeitando a limitação dos espaços e favorecendo o distanciamento recomendado.
– Cada grupo virá numa semana. Na semana 1 um grupo estará remoto e o outro presencial. Na semana 2, o funcionamento dos grupos será invertido, e assim sucessivamente.
– Aulas remotas semanais de Projeto, Educação Física e Artes (Artes Visuais, Música, Teatro e Dança).
– 1 tempo de aula semanal dedicado à tutoria com os auxiliares de turma para a organização da rotina escolar e o auxílio na realização de algumas tarefas.
– 2 encontros semanais para cada turma para apoio pedagógico: um de Matemática e outro de Língua Portuguesa.
– Quinta-feira será o dia de ensino remoto para todos. Nesse dia, os estudantes terão 1 aula de Educação Física; 2 aulas com a equipe de Artes; 1 aula de Projeto com a equipe de Ciências e Humanidades; e 1 tempo reservado para o encontro com o seu grupo de trabalho e o desenvolvimento do projeto de pesquisa, orientado pela equipe de Ciências e Humanidades.
– O detalhamento da rotina, como horário das aulas, será divulgado em reuniões com responsáveis, a serem realizadas na semana que antecede o início das aulas.

 

Horário Extensivo

– Atividades presenciais diárias, sem atendimento remoto, na sede da Rua Marques, em turma agrupada da Ed. Infantil ao Terceiro Ano do Ensino Fundamental.
– Recreação, Artes, Culinária, Música, Dramatização, Circo, Ioga, Inglês, Ciências e Meio Ambiente, almoço saudável.
– Das 8h às 12h45, quando a criança será encaminhada para sua turma regular.