Para Todos

Feriado e Recesso

Na próxima semana teremos o feriado de Corpos Christi na quinta-feira e recesso na sexta-feira. A próxima edição do Informe será publicada em 8 de junho.

Respeito no Trânsito

Continuamos recebendo reclamações dos vizinhos sobre estacionamento de carros em seus portões de garagem nos horários de saída e entrada da escola. Nossa vizinhança tem um enorme respeito e consideração pela escola e gostaríamos de ser recíprocos. Respeito é algo que se ensina com exemplos. O que sentiríamos se quiséssemos entrar ou sair de casa e não pudéssemos porque alguém deixou, mesmo que por poucos minutos, o carro na nossa porta? Temos um problema prático que se desdobra em outro de educação. O ideal seria evitar o transporte individual, mas sabemos que a mudança de hábito é uma barreira difícil de ser superada. Para minimizar a questão, sugerimos: cooperação entre as famílias utilizando transporte solidário; estacionamentos no entorno da escola, como o da Cobal, que oferece 15 minutos de cortesia; transporte coletivo público; transporte da Transcidade, empresa que atende nossa comunidade há anos; bicicleta. Enfim, a alternativa que melhor se ajuste a cada caso. Precisamos contar com o comprometimento e a colaboração de todos.

Jogos da Copa

A Copa está batendo na porta e, pensando na possibilidade e na segurança dos deslocamentos, em função dos horários dos jogos, decidimos funcionar da seguinte maneira nos dias de jogos do Brasil (primeira fase):
22 de junho (sex) – jogo às 9h – não teremos aula de manhã mas funcionaremos normalmente à tarde.
27 de junho (qua) – jogo às 15h – aula normal de manhã mas não teremos aula à tarde.
Nas fases seguintes, se os horários se mantiverem, usaremos a mesma lógica.

Avisos EFI

Mostra de Artes

Fundamental I

No dia 16 de junho, sábado, teremos uma grande festa! Cada ano é diferente, mas este conta com a participação inédita das F2. Sugestões de fantasias e adereços foram enviadas pelas agendas. A presença de todos é fundamental para a realização dos trabalhos. Para que possam se programar com antecedência, informamos os horários:

9h – F2M
9h30 – F2T
10h – F4M
10h30 – F5M
11h05 – Coral Manhã
11h35 – Saída
13h – Coral Tarde
13h30 – F5T
14h05 – F4T
14h45 – F3M
15h30 – F3T
16h15 – Saída

Passeio das F2

F2

No dia 8 de junho, sexta-feira, as F2 visitarão o Espaço Ecobé – Ciência com Vida, que desenvolve projetos pedagógicos com foco nas ciências naturais e educação ambiental. Vamos ampliar nossos estudos sobre o corpo e seu funcionamento através de trocas e experimentos. O passeio será em horário escolar e as crianças devem trazer um lanche coletivo (para partilhar com os amigos). Não precisa trazer mochila nesse dia.

Plantão de F4 e F5

F4 e F5

No dia 7 de junho, quinta-feira, os professores de F4 e F5 estarão de plantão, das 18h às 21h, para atender aos pais que desejarem conversar sobre seus filhos. Durante o plantão, além da troca mais próxima com os professores, as famílias poderão tirar dúvidas e aprofundar questões presentes nos boletins. Cada família tem 15 minutos de conversa. A pontualidade na chegada e o respeito pelo tempo com os professores são importantes para não interferir nos horários subsequentes. O agendamento pode ser feito na Secretaria ou por telefone, a partir de 28 de maio, próxima segunda-feira.

Sobre as Turmas

Bolas Novas

Fundamental I

Aproveitando a chegada das novas bolas, as crianças vivenciaram diversos jogos no Pereirão. O Jogo da Pipoca sentado e o Queimado com jogadores coringa, por exemplo, movimentaram os grupos e necessitaram de concentração e agilidade.

Pequenas e Tão Importantes...

Pele, do que você é feita? A pergunta do Vicente (F2M) nos trouxe muitos questionamentos.
Conversamos a respeito e chegamos à resposta: células! A turma descobriu que as células são partes muito pequenas, que formam a pele, os órgãos, os ossos e até o sangue.

A propósito, apresentamos os trabalhos de George Seraut, um pintor que usava a técnica do pontilhismo, pontos ou manchas que formam um desenho. As crianças experimentaram a técnica observando e representando partes ou órgãos do corpo humano. Saíram trabalhos incríveis!

E como uma descoberta puxa outra, nossos jovens cientistas descobriram o DNA. Para falar desse assunto grande para criança pequena, recebemos Florence, professora de Biologia e avó da Alice Cubas (F2M).
Florence explicou que a célula guarda nosso material genético, ou seja, todas as nossas características. E que existem células em todos os seres vivos.

Orientada por nossa visitante, a F2M fez uma experiência muito bacana: extrair o DNA de um morango. Os alunos conseguiram manusear instrumentos no laboratório de ciências e observar esse material genético. Todos adoraram!

Muito obrigada, Florence, por sua visita, seus ensinamentos e pela manhã tão divertida e repleta de novos conhecimentos.

Where Is My Baby?

F2

Continuando a proposta de trabalhar o corpo de maneira lúdica nas aulas de Inglês e tendo como foco as brincadeiras do universo infantil, oferecemos às F2 Where Is My Baby?, de Julie Ashworth e John Clark. Essa a engraçadíssima história apresenta um universo de monstros em que o “diferente” é o ser humano.
A brincadeira e o imaginário infantil se encontram na proposta. As crianças escreveram sobre seus monstros, trocaram informações e, finalmente, desenharam o que leram: “My monster is green.” “Filviet has blue arms.” “My monster has three heads.” “Unicorn Crystal has four yellow legs.”

Para finalizar, esbaldaram-se em um scavenger hunt e trabalharam em equipe na leitura e na caça às criações dos amigos. Foi um importante passo no processo de compreensão da língua inglesa.