Escola Sá Pereira

CONHEÇA A NOVA UNIDADE DA RUA MATRIZ ATRAVÉS DE UM TOUR VIRTUAL 360º

Informe 1029

Educação Fundamental I

Avisos EFI

Figurino para Filmagem – EFI

Fundamental ICom muita alegria iniciamos a montagem das coreografias e filmagens para a Festa de Encerramento.
Na próxima semana, realizaremos as filmagens das danças. Pedimos que as crianças tragam os figurinos.
Atenção às datas e figurinos das turmas. Caprichem na criatividade e não se atrasem!

F1TA e F1TB – 24/11 (qua)
Pedimos que os alunos tragam na mochila o figurino usado nas filmagens anteriores.

F2 – 25/11 (qui)
Pedimos que os alunos tragam na mochila os seguintes figurinos:
F2M – Coreografia valsa/quadrille francesa. Sugestão: roupa de baile/festa.
F2TA – Coreografia capoeira. Sugestão: calça branca e blusa de cor única.
F2TB – Coreografia jongo. Sugestão: Saia rodada/calça colorida, blusa branca.

F4M – 22/11 (seg)
Coreografia dos pescadores. Pedimos que os alunos tragam na mochila o seguinte figurino: roupa lisa, sem estampas, branca ou bege. Pode ser calça e camiseta, short, vestido, saia, e também pode misturar as duas cores.

F5M – 25/11 (qui)
F5T – 23/11 (ter)
As F5 vão filmar a coreografia que encerra a peça de teatro durante as aulas de Dança. Pedimos que tragam na mochila o figurino que foi combinado com a professora.

Feira Moderna F3 a F5

F3 a F5Depois de meses de estudo, as turmas de F3 a F5 apresentarão suas pesquisas de Projeto para as famílias.
As F3 apresentarão suas produções com todos, via Google Meet. Cada aluno com sua família em casa.
As F4 e F5 apresentarão suas pesquisas da escola e as famílias assistirão remotamente.
Os links serão enviados em data próxima ao evento.
F3M, F3TA e F3TB – 30/11 (ter), às 19h
F4M – 30/11 (ter), às 8h30
F4TA – 30/11 (ter), às 14h
F4TB – 29/11 (seg), às 14h
F5M – 25/11 (qui), às 10h30
F5T – 25/11 (qui), às 14h
Não percam!Sobre as Turmas

Quantos Tijolos?

F1MA Turma do Planeta soube que o Dida construiu a própria casa, e surgiu uma curiosidade: quantos tijolos ele usou?
Foi preciso fazer o cálculo, porque para o primeiro andar ele usou 1.500 tijolos e para o segundo 1.700. Quantos foram no total?
E como escrever números tão grandes? As crianças pensaram e algumas compartilharam suas hipóteses, até chegarmos à escrita convencional.
E você? Já pensou com quantos tijolos se constrói um problema?

Visita de Arquiteto

F1TAA Turma da Natureza recebeu a visita do Bruno, pai do nosso querido Carlos.
Bruno é arquiteto e compartilhou com as crianças informações e curiosidades sobre materiais de construção e também sobre etapas importantes para se construir uma casa.
A turma apreciou imagens de construções antigas e modernas, feitas com esses materiais; conheceu características desses projetos e também alguns arquitetos brasileiros.
As crianças fizeram comentários e muitas perguntas, gentilmente respondidas pelo Bruno.
Ao final, ele reforçou a importância da atenção à natureza. A fabricação desses materiais gera grande impacto no meio ambiente, por isso devemos usá-los de forma cuidadosa e responsável, dando preferência aos recicláveis e renováveis.
Foi um encontro muito enriquecedor!

Encontro F1T e F3T

F1T e F3TAs F1T e F3T se encontraram para um bate-papo sobre materiais de construção.
Numa conversa gostosa e descontraída, os estudantes compartilharam suas pesquisas e descobertas sobre a madeira, o tijolo e o concreto.
Muita informação, algumas dúvidas e curiosidades tornaram a troca rica e interessante e, sem dúvida, as crianças saíram mais sabidas do encontro.
O que mais podemos descobrir sobre esses materiais?
As pesquisas continuam!

Leitores do Dia

F2A atividade Leitor do Dia é um sucesso!
As F2 têm se dedicado à leitura em voz alta, percebendo a importância da pontuação e da entonação.
Agora vamos formalizar nossas descobertas. Iniciamos a apostila das fábulas, através da qual discutiremos as histórias que conhecemos e analisaremos os ensinamentos ali presentes.

Encontro com Paisagistas

F3Nossa nova casa vem ganhando cantinhos cada vez mais aconchegantes.
Para que o espaço seja harmonioso e belo, é preciso que a natureza dialogue com a arquitetura.
Por isso, a escola contou com paisagistas experientes.
Luciano, Lula e Luísa foram os profissionais com os quais conversamos e que nos apresentaram o projeto de paisagismo da Sá Pereira. No bate-papo soubemos que Lula trabalhou com Roberto Burle Marx!
Descobrimos, também, que teremos jabuticabeira, amoreira, açaizeiro, pé de maracujá, ipê branco, além de espécies da Mata Atlântica.
Para finalizar esse encontro tão especial, plantamos algumas espécies em um de nossos canteiros. Agradecemos ao Luciano, ao Lula e à Luísa pela boa conversa e experiência que tivemos.

Visita nas F4

F4Estamos chegando ao final do nosso Projeto Mar, Doce Lar, e não poderíamos encerrar nossos estudos sem refletir sobre o grande vilão dos oceanos: o plástico.
Para enriquecer as discussões e sensibilizar ainda mais os alunos sobre os perigos que ele representa para a fauna marinha, as F4 receberam a visita da comunicadora e ambientalista Fernanda Cortez.
Idealizadora do Projeto Menos 1 Lixo, Fernanda foi enfática ao falar sobre a necessidade de redução do uso de plásticos no nosso dia a dia e respondeu a várias perguntas dos alunos sobre os males que esse material causa aos animais que têm o mar como casa.
Saímos da conversa mobilizados e prontos para ajudar a conscientizar toda a escola sobre a importância de se diminuir o consumo de plástico, cuidando, assim, do mar, que é de todos nós.
Obrigada, Fernanda!

Compromissos

F5Estudos, novos experimentos e formatos, mais conhecimento, partilha, ensaio, ajustes, ensaio de novo…
A apresentação da pesquisa realizada ao longo do ano é mais uma vivência proporcionada pela Feira Moderna, de acordo com o currículo de procedimentos.
É quando reunimos todas as conversas e registros, e dispomos sobre esse repertório um olhar quase cirúrgico: observamos cada parte e suas conexões.
Segmentada a pesquisa da turma, as crianças buscam compreender um tanto mais aquilo que lhes apetece.
E, de acordo com seus desejos, entusiasmam-se, aprendem, sentem frio na barriga, dividem o trabalho.
Esperamos o grande dia de compartilhar o conhecimento com as famílias.
Até lá!Horário Extensivo

Música e Dramatização

Nas aulas de Música e Dramatização do Horário Extensivo, trabalhamos coco de roda e ciranda, ambos dança, ritmo e brincadeira.
O coco se originou dos cantos de trabalho. Não basta subir no coqueiro e tirar o fruto. Tem que ter ritmo para evitar que o coco, jogado de mão em mão, caia no chão. Sem contar que tirar coco é também uma forma de improviso para o rimador.
A ciranda, dança praieira, imita o vai e vem das ondas do mar. A pisada pra frente, marcando o primeiro tempo do compasso, é um ótimo exercício para trabalhar o pulso musical. Dá até para arriscar fechar os olhos e deixar a roda nos levar.
Trabalhamos bastante, também, com os instrumentos, experimentando as levadas de cada ritmo. Outras brincadeiras de roda dramatizadas fizeram sucesso, como Linda Rosa Juvenil, O Cravo e a Rosa e a canção Quando é Primavera.De Todos

Bem no Meio

Bem no Meio é uma ópera-instalação idealizada pela nossa querida multiartista Karen Acioly, com música do compositor francês Camille Rocailleux.
O projeto traz a proposta de renovação da linguagem da ópera, democratizando e apresentando o gênero com um conceito diferenciado.
Baseado em histórias de crianças de pais separados, Bem no Meio joga uma lupa sobre os sentimentos infantis com pouca escuta por parte dos adultos.
Mais informações: Bem no Meio (link)Aniversários

Feliz Aniversário!

De 20 a 26 de Novembro

20 Carlos F1TA
21 Emilia F2TA
21 Dora F9M
23 Martina F4TB
23 Ravi F8M
23 Anna Beatriz AUX
24 Gabriel F6M
24 Denize G. AUX
24 Miguel J. A. F5M