Escola Sá Pereira

CONHEÇA A NOVA UNIDADE DA RUA MATRIZ ATRAVÉS DE UM TOUR VIRTUAL 360º

Informe 1029

Educação Infantil

Para Todos

Reunião de Avaliação

Recebemos o resultado da pesquisa com as famílias da escola e estudantes de Fundamental II. Estamos muito felizes com o resultado e queremos compartilhar com vocês para pensar também nas sugestões e críticas, seguindo a parceria de sempre. Para isso, teremos um encontro por segmento:
Fundamental II – segunda feira, dia 13 de dezembro
Educação Infantil – terça feira, dia 14 de dezembro
Ensino Fundamental I – quarta-feira, dia 15 de dezembro

Além disso, vamos discutir as ideias trazidas por vocês e pela nossa assembleia do Fundamental II, para nosso projeto de pesquisa de 2022. O encontro será remoto e enviaremos o link na mesma semana. Até lá!Avisos Pereirinha

Leitura em Casa

Hoje daremos inicio ao envio para casa dos livros da biblioteca da escola.
Uma boa oportunidade para as famílias compartilharem um “pedacinho” da escola com seus filhos.
É importante que sejam devolvidos na segunda-feira seguinte, para que nosso acervo fique completo e disponível para todos ao longo da semana.
Boa leitura!Sobre as Turmas

Corpo Saudável

Turma do Ninho (TAM)A Turma do Ninho está se aproximando da reta final de suas pesquisas sobre a nossa casa-corpo. Conhecemos o pintor, professor e desenhista Agostinho José da Mota e sua obra Mamão e Melancia, de 1860.
Depois refletimos sobre o que o nosso corpo precisa para ser saudável.
“Um corpo saudável é um corpo que pode pular e cair de braços abertos. Precisa de comida, brócolis, feijão, arroz, beterraba, pepino, ervilha.” (Nicolas)
“É um corpo que brinca, come e faz as coisas que os adultos pedem. Não esqueça da farofa, do alface, da água, do pão, da abobrinha.” (Vicente B.)
“Precisa do pimentão, suco de laranja, pizza, tomate. Tem muito tempo que a gente não prepara uma comida aqui.” (Martin)
“Cenoura, abóbora, tangerina, melancia, pitanga, jabuticaba.” (Sofia)
“Precisa de carninha, arroz, milho, mamão.” (Daniel)
“Precisa de churrasco, suco de uva, beterraba.” (Joaquim G.)
“Limão, banana, abacaxi, melancia.” (Vicente N.)
“Cenoura, feijão, brócolis.” (Isabel)
“Água, farofa de ovo, espinafre.” (Joaquim P.)
Depois desafiamos as crianças a fazer uma releitura da obra. Um desafio e tanto!
Aguardem o resultado.

História, Equilibrista e Arte

Turma da Janela (TAT)A Turma da Janela se dedicou à confecção de trabalhos de artes individuais e coletivos, que poderão ser apreciados em breve nos murais.
Munidos de lãs, lantejoulas, papel crepom, fitas e tecidos, finalizamos nosso grande palhaço e nossa bailarina.
Que outro personagem se apresenta no circo?
Apreciamos a obra Equilibrista, de Fernando Botero, e ouvimos Um Elefante se Balança, de Marianne Dubuc. Numa brincadeira emocionante, o elefante da história e seus amigos saltam, brincam e se equilibram numa teia de aranha.
Desafiamos os pequenos a se equilibrar em diferentes objetos, experimentando possibilidades e limites corporais, ampliando o repertório motor.

A Vida não me Assusta

Turma da Casa (TBM)A Turma da Casa ouviu A Vida Não me Assusta, história escrita por Maya Angelou e ilustrada com obras de Jean-Michael Basquiat, narrativa poética que tem o medo como protagonista.
Os pequenos puderam, assim, conversar sobre esse sentimento, relatando situações em que se sentiram amedrontados.
Lembraram também que, nesses momentos, é importante ter coragem, confiança e calma.
Ouvimos Paciência, de Lenine, e compartilhamos relatos sobre a calma, a espera e sobre como nosso corpo reage a essas situações.
As crianças estabeleceram relações interessantes entre a meditação, as técnicas de respiração e a calma.
Para finalizar, ouvimos, de olhos fechados, a mesma música, atentos ao ar entrando e saindo do corpo e aos batimentos do coração.

Era Uma Vez…

Turma da Caverna (TBT)Ao longo do nosso projeto, algumas crianças da Turma da Caverna trouxeram álbuns contando seus nascimentos.
Depois, cada uma criou seu livro em forma de história em quadrinhos.
“O meu livro é muito grande, vou precisar de muitos dias para terminar.” (Catarina)
“A gente podia fazer uma biblioteca só com esses livros.” (Olívia)
“O meu livro vai ter desenho e palavras.” (Rafael D.)
Assim as crianças experimentaram com alegria e confiança a escrita e o desenho livre, para criar e contar suas histórias.

Pirâmide e Gráfico

Turma do Mundo (TCT)A Turma do Mundo está finalizando sua pesquisa sobre a casa-corpo.
A pirâmide alimentar despertou grande interesse nas crianças. O que é? Pra que serve?
“Eu entendi que ela serve pra mostrar as comidas.” (Benjamin)
“A pirâmide serve não só para nos mostrar as comidas saudáveis, mas também a quantidade que podemos comer.” (Alice F.)
“Com ela dá pra gente comer mais saudável.” (João Pedro)
“A pirâmide serve pra manter nossa casa-corpo sempre saudável.” (Tomás)
Depois dessa roda de conversa cheia de informações, lançamos um desafio: montar uma pirâmide para a turma, baseada em uma alimentação cotidiana saudável.
Preparamos uma lista de alimentos para o café da manhã, o lanche, o almoço e o jantar.
Uma ótima oportunidade para entender e reconhecer se estamos nos alimentando de forma saudável e equilibrada, para que nossa casa-corpo se mantenha forte.
Aproveitamos o envolvimento da turma e fizemos uma atividade de registro dos nomes das frutas favoritas, exercitando a escrita espontânea.
Criamos um gráfico para ajudar as crianças a organizarem melhor as informações e a se aproximarem de conteúdos matemáticos, permitindo que, atentas às quantidades, elas estabelecessem relações comparativas.Horário Extensivo

Música e Dramatização

Nas aulas de Música e Dramatização do Horário Extensivo, trabalhamos coco de roda e ciranda, ambos dança, ritmo e brincadeira.
O coco se originou dos cantos de trabalho. Não basta subir no coqueiro e tirar o fruto. Tem que ter ritmo para evitar que o coco, jogado de mão em mão, caia no chão. Sem contar que tirar coco é também uma forma de improviso para o rimador.
A ciranda, dança praieira, imita o vai e vem das ondas do mar. A pisada pra frente, marcando o primeiro tempo do compasso, é um ótimo exercício para trabalhar o pulso musical. Dá até para arriscar fechar os olhos e deixar a roda nos levar.
Trabalhamos bastante, também, com os instrumentos, experimentando as levadas de cada ritmo. Outras brincadeiras de roda dramatizadas fizeram sucesso, como Linda Rosa Juvenil, O Cravo e a Rosa e a canção Quando é Primavera.De Todos

Bem no Meio

Bem no Meio é uma ópera-instalação idealizada pela nossa querida multiartista Karen Acioly, com música do compositor francês Camille Rocailleux.
O projeto traz a proposta de renovação da linguagem da ópera, democratizando e apresentando o gênero com um conceito diferenciado.
Baseado em histórias de crianças de pais separados, Bem no Meio joga uma lupa sobre os sentimentos infantis com pouca escuta por parte dos adultos.
Mais informações: Bem no Meio (link)Aniversários

Feliz Aniversário!

De 20 a 26 de Novembro

20 Carlos F1TA
21 Emilia F2TA
21 Dora F9M
23 Martina F4TB
23 Ravi F8M
23 Anna Beatriz AUX
24 Gabriel F6M
24 Denize G. AUX
24 Miguel J. A. F5M