aVALIAÇÃO
Compreendemos a avaliação como o momento de tomada de consciência de todos os envolvidos no processo pedagógico e como indicadora da necessidade de mudar estratégias e redirecionar o processo de ensino e aprendizagem.
A avaliação é feita, de maneira contínua, através de observações de todas as atividades individuais e de grupo, que são discutidas e registradas nas reuniões da equipe pedagógica.
Semestralmente, na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, é realizada uma comunicação aos pais, trazendo a síntese do processo vivido pelas turmas, a qual denominamos Relatório de Grupo.
As avaliações individuais (história do processo de aprendizagem individual) são comunicadas, na Educação Infantil e no Primeiro Ano do Ensino Fundamental, ao final de cada semestre, em forma de relatórios descritivos. No Segundo e no Terceiro Ano do Ensino Fundamental, a avaliação individual é apresentada por objetivos das áreas de conhecimento, com a mesma periodicidade. A partir do Quarto Ano, a avaliação é traduzida, trimestralmente, pelos conceitos “A”, “B”, “C” e “D”, resultantes de toda a produção do aluno (exercícios, testes, trabalhos de aula e de casa, individuais e de grupo, participação em aula, autoavaliação e avaliação cooperativa). A divulgação é feita através de boletins que, além dos conceitos, podem trazer observações da equipe de professores.
No Fundamental II, para que os alunos tenham maior consciência e clareza dos critérios de avaliação, existem duas categorias avaliativas: a postura de estudante (PE) e o conceito da disciplina (CD), que formam a média trimestral de cada disciplina. Mais informações sobre a avaliação nesse segmento podem ser obtidas no documento específico “Avaliação no Fundamental II”, no site da escola.
Buscamos, com esse conjunto de procedimentos, levar o aluno a compreender que sua aprendizagem faz parte de um movimento coletivo e que, mais importante do que constatar os erros ou acertos, é incorporá-los como bagagem, para aprender a ultrapassá-los.
Em caráter opcional, a escola oferece, ao final do primeiro semestre, para os alunos do Ensino Fundamental que necessitam, a julgamento da escola, um apoio pedagógico. Esse atendimento tem como objetivo ajudá-los a superar dificuldades apresentadas, trazendo também subsídios ao professor na busca de novas estratégias de ensino.