pROPOSTA PEDAGÓGICA

ciências

ARTES

FILOSOFIAS

As ciências, as artes, as filosofias, as religiões de todas as civilizações formam o patrimônio cultural da humanidade, cujo conhecimento e convivência é direito de todos. Dedicamos, desde nossa fundação em 1948, atenção especial às artes, por acreditar nelas como intérpretes e arautos desse patrimônio.

A sensibilidade desenvolvida nas atividades relacionadas às diversas linguagens – especialmente as artísticas – reflete-se no despertar da vontade de descobrir, de inovar e de exteriorizar o potencial criativo, favorecendo a autoconfiança e o desejo de atingir a realização como ser social, histórico e cultural.

Através da apreciação e do fazer artístico, buscamos o exercício do pensar, do discutir e do analisar os aspectos estéticos, manifestados em diferentes épocas e culturas. O desenvolvimento das habilidades específicas de cada linguagem (Artes Visuais, Teatro, Dança, Música) se dá através de projetos que integram as diferentes disciplinas escolares.

Buscamos um ambiente de aprendizagem estimulante em que a cooperação, a indagação e a emoção sejam férteis. Um espaço no qual a qualidade das relações humanas e o exercício da escolha e da decisão favoreçam a construção gradativa de um sistema de valores morais.

Baseamo-nos no princípio de que a criança e o jovem, com essa prática, desenvolvem também responsabilidade e postura crítica. Entendemos que, desde a infância, todo indivíduo é um sujeito social e histórico. Não apenas um sujeito em crescimento, que se tornará alguém no futuro, mas indivíduo e cidadão hoje. Alguém que já produz cultura.

Procuramos vincular o aprendizado escolar aos interesses e preocupações dos alunos, aos problemas emergentes na sociedade em que vivemos, às questões culturais da infância, da adolescência e da juventude, à realidade fora da escola, estimulando sua participação ativa no processo de transformações.  Acreditamos que a função precípua da escola não é transmitir conteúdos, mas facilitar a construção de critérios indispensáveis para nossos alunos interpretarem o mundo e escreverem as próprias histórias. Nesse processo, eles não podem depender apenas das escolhas dos adultos. É preciso que vivam a experiência positiva do confronto e da solidariedade; decidam e se comprometam após as escolhas; projetem-se no tempo através do planejamento das próprias ações e das ações do grupo a que pertencem; assumam responsabilidades; sejam agentes de seus aprendizados, produzindo algo que tem sentido e unidade; compartilhem seus saberes espontâneos, reorganizando-os e ampliando-os.

Temos o compromisso de ser veículo do conhecimento cultural acumulado pela humanidade, de forma crítica e significativa, buscando sempre compreender como as crianças e jovens constroem o conhecimento e criando estratégias pedagógicas que possam contribuir para um ensino e uma aprendizagem mais eficazes. Consideramos fundamental estarmos em permanente processo de estudo e pesquisa, incorporando ao percurso e às aprendizagens novos conhecimentos que enriqueçam nossa prática. As interações que ocorrem, diariamente, no espaço escolar, exigem hoje do educador uma permanente reflexão individual e coletiva de sua prática pedagógica, assim como uma circulação frequente por todas as áreas do conhecimento. Dessa forma, em sua mediação no cotidiano escolar, o professor buscará, intencionalmente, ultrapassar os limites meramente cognitivos, tentando promover o desenvolvimento integral do sujeito, que além de saber, sente, faz, cria e transforma à medida que interpreta o mundo.