Ensino Fundamental II

No Ensino Fundamental II, anos finais, as turmas se limitam a 30 alunos. Temos como objetivos e metas principais a formação de um ser humano integral, com capacidades intelectuais e sensíveis que possibilitem a compreensão do mundo e uma postura crítica construtiva. Esperamos que o fortalecimento dos vínculos de amizade e confiança estabelecidos na escola com seus pares e educadores sirva como modelo e possa favorecer uma atitude solidária e a construção de uma cidadania ativa. 

Acreditamos que, vivendo num ambiente escolar no qual escolhas e decisões possam ser compartilhadas com os adultos, os alunos venham a desenvolver habilidades de comunicação e participação, fazendo uso dos meios de reflexão e de intervenção que lhes permitam contribuir para a mudança social. Queremos ajudá-los também na compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, das tecnologias, das artes e dos valores fundamentais da sociedade.

Precisaremos garantir condições para a consolidação e o aprofundamento de saberes nas diferentes áreas, mas com uma abordagem que valorize a aprendizagem procedimental. Esperamos que alcancem a capacidade de aprendizagem autônoma para a aquisição permanente de conhecimentos, de habilidades e formação de atitudes e valores. Nesse sentido, a construção de autonomia na leitura, na escrita e na resolução de problemas nos diferentes campos da matemática, além do domínio das novas tecnologias como ferramentas de investigação, expressão e produção, são desafios fundamentais para o segmento. Lançando nosso olhar também para o futuro, tentaremos aproximar os alunos de diferentes campos de interesse, atuação e produção, na busca de subsídios para o prosseguimento da formação.

Considerando as características do Ensino Fundamental II Anos Finais. Formado por uma equipe de professores especialistas, optamos por garantir o desenvolvimento de projetos nas aulas de Ciências e Humanidades que, ao invés de segmentar, potencializam os esforços de troca entre as disciplinas de História, Geografia e Ciências. Os projetos buscam atender às possibilidades atuais de compreensão de nossos alunos, já, mais experientes, sobre a estrutura do trabalho interdisciplinar e o aperfeiçoamento dos procedimentos de pesquisa. Em pequenos grupos, os alunos são orientados, presencialmente e à distância, por professores dessa equipe, a partir de um tratamento temático que estabeleça coerência e diálogo entre os conteúdos das disciplinas e o Projeto Institucional.

No Ensino Fundamental II Anos Finais, a construção dos projetos envolve todas as equipes e professores, empenhados cotidianamente na construção de trabalhos interdisciplinares. Essa atenção coletiva dos professores cria uma teia de assuntos que se relacionam e se complementam, favorecendo uma aprendizagem mais significativa e prazerosa.

Destacamos como componentes curriculares deste segmento:

  • Língua Portuguesa;
  • Inglesa;
  • Matemática;
  • Ciências;
  • História;
  • Geografia;
  • Educação Física;
  • Dança, Artes;
  • Visuais, Música;
  • Teatro;
  • Tribo.