“Não se escreve para comprovar o domínio de uma técnica ou para expressar o entendimento de determinadas regras. Escreve-se ao ter o que dizer.

Do mesmo modo, não se lê para praticar a aprendizagem do alfabeto. Lê-se para tomar posse do já desnudado pelo homem, para ampliar os limites, para apropriar-se da fragilidade, para recuar as fronteiras. Lê-se para somar-se e escreve-se para dividir-se…ensinar a ler e escrever é confirmar a capacidade inventiva do sujeito, é reconhecer a sua vivência perceptiva diante do mundo, é implicá-lo na experiência do outro”.

Bartolomeu Campos Queirós

 

Não é de hoje essa vontade de compartilhar com todos os escritos de nossos alunos. A cada novo projeto, descobertas; a cada nova leitura, ideias, muitas ideias… As propostas surgem e se desdobram a partir da criatividade e da vontade de cada um em contar uma história… Esperamos que esta ferramenta além de encantar, divertir, emocionar, apresente cada menino e menina como autores de suas produções, e mostre o quanto estão adquirindo, ao longo de sua escolaridade, familiaridade com a língua, apropriando-se dos mais variados estilos.

Bem Vinda a Poesia! F7M

Bem-vinda a Poesia! As F7 começaram a se aproximar do universo da poesia, aproveitando a imagem da janela, muito presente nas reflexões em torno do Projeto Institucional. Depois de escolher e observar uma janela da própria casa, e já contando com várias fontes de inspiração – Cecília Meireles, Alberto Caeiro, Manoel de Barros, Cazuza e…

De Onde Viemos? Quem Somos? Para Onde Vamos?

F8 e F9 – 2017 Cenas de Gauguin “Para pintar de verdade há que sacudir o civilizado que carregamos e sacar o selvagem que levamos dentro.” (Paul Gauguin) No início de 2017, fizemos uma série de atividades de sensibilização para o projeto Zoom: Diferentes Formas de Ver e Experimentar o Mundo, e que partiram do…

Encenação da Verdade – F9

Em sala Após diversas discussões a respeito dos conceitos de verdade e mentira, as F9 pensaram em situações em que é difícil ter clareza sobre o que é ou não sincero, quando o real escapa à definições. Alguns alunos encontraram, nos poetas, modos mais complexos de pensar a verdade e a mentira. Encontraram em Fernando…

Bem Vinda a Poesia! F7T

Passarinhando Quando fui olhar minha janela, vi crianças brincando com passarinhos que estavam sobre pequenas árvores, cheias de pedras ao redor. Eu fiquei pensando: do que será que eles estão brincando? Será que estão entendendo as crianças? Será que estão brincando de passarinhar? Será que estão passarinhando? Será que as crianças estão conseguindo se comunicar?…

Encenação da Verdade II – F9

Essa é a nossa segunda edição deste informe construído depois de diversas discussões a respeito dos conceitos de verdade e mentira, as F9 pensaram em situações em que é difícil ter clareza sobre o que é ou não sincero, quando o real escapa à definições. Alguns alunos encontraram, nos poetas, modos mais complexos de pensar…

Ciranda de Autores – F5M

Informe Literário F5M – 2017 Vamos cirandar? Para que lemos? Para aprender, conhecer, nos transportar para outros universos, nos aproximar do novo, nos comover, fazer-nos pensar, fazer-nos sonhar, tirar-nos do lugar, inquietar… Ler para a turma, ler com a turma, conversar sobre o contexto das histórias lidas, sobre o que mexeu com cada um… Acreditando…

Ciranda de Autores – F5T

Informe Literário F5T – 2017 Vamos cirandar? Para que lemos? Para aprender, conhecer, nos transportar para outros universos, nos aproximar do novo, nos comover, fazer-nos pensar, fazer-nos sonhar, tirar-nos do lugar, inquietar… Ler para a turma, ler com a turma, conversar sobre o contexto das histórias lidas, sobre o que mexeu com cada um… Acreditando…

A Terra dos Meninos Pelados

F6 – 2016 Meninos, Visitei um lugar chamado Tatipirum. As pessoas de lá são iguais a mim. Mas não sofrem bullyng, racismo ou qualquer tipo de preconceito. O mundo devia ser igual a Tatipirum. É um lugar muito bonito. Não tem edifícios. Todos usam túnicas diferentes e dormem debaixo da sombra das asas da cigarra. Essas…

Miniconto Ficção Científica F9 2016

Apresentação Ao longo do primeiro trimestre, como parte do projeto do Festival de Curtas, as F9 produziram minicontos, gênero semelhante ao argumento cinematográfico. Em uma das propostas os alunos deveriam narrar como seria o mundo em 2096, adequando-se ao gênero ficção científica. Em outra, inspirados pelo Poema Tirado de uma Notícia de Jornal, de Manuel Bandeira,…

Miniconto Jornal F9 2016

Apresentação Ao longo do primeiro trimestre, como parte do projeto do Festival de Curtas, as F9 produziram minicontos, gênero semelhante ao argumento cinematográfico. Em uma das propostas os alunos deveriam narrar como seria o mundo em 2096, adequando-se ao gênero ficção científica. Em outra, inspirados pelo Poema Tirado de uma Notícia de Jornal, de Manuel Bandeira,…

Delírios Verbais F7

Apresentação Os textos são o resultado de nossa primeira conversa em torno de um dos conteúdos formais deste ano de escolaridade: verbos. É isso mesmo! Começamos brincando, já de olho na poesia, porque os poemas serão nosso material de estudo e fruição no último trimestre. Nossas inspirações? Agualusa, com seu jeito poético, especialmente em “A…

Pomar Literário – F5T

Jornal da Notícia Nino e Anita SÍTIO: Demolição corrupta do prefeito vai destruir a casa do tio Barnabé Na última semana o prefeito da cidade de São Paulo, José Campos, afirmou que vai destruir a casa do nosso querido Tio Barnabé, que fica no Sítio do Picapau Amarelo. A estrada BR19 vai passar por cima…