Novas aventuras do Sítio do Picapau Amarelo…

Dezembro de 2012 A proposta Nossas crianças estã tão íntimas da turma do Sítio do Picapau Amarelo, que fica fácil saber como é que cada personagem age e pensa em diferentes situações … Dessa vez, a nossa brincadeira literária foi pedir que escrevessem, à moda de Lobato, novas aventuras para os personagens tão conhecidos. Aqui…

Histórias de aventura – F5TA

Dezembro de 2012 A proposta As leituras do livro “Cinco Semanas em um balão” e do texto adaptado “Meus balões” foram nossas fontes de inspiração. Foram tantos sonhos, tantas paisagens, lugares e povos diferentes… Tantas foram as viagens de balão que vivemos pelas mãos de Julio Verne e Karen Acioly que decidimos nós mesmos viver…

Aconteceu em Paquetá – F5TB

Dezembro de 2012 A proposta O desafio de registrar com brevidade as circunstâncias do cotidiano, fez com que a F5TB experimentasse produzir suas próprias crônicas. Baseadas nas pequenezas do dia-a-dia, pensando nas gafes que tantas vezes cometemos, nas situações cômicas vividas, nos momentos “saia-justa” e também nos mais intensos, a proposta que motivou esta produção…

Santos Dumont e Júlio Verne – F5TA e F5TB

Dezembro de 2012 A Proposta Nos anos 1900, Júlio Verne já contava com seus setenta anos, enquanto Santos Dumont tinha trinta e dois. Imaginando a possibilidade destes dois grandes homens terem se encontrado, as F5 dedicaram-se à criação de uma narrativa cuja proposta trata basicamente de imaginar “Petit Santô” e Júlio Verne contemporâneos, vivendo em…

Histórias de cinema – F4T

Novembro de 2012 A Proposta A partir dessa imagem, as crianças da F4T imaginaram-se roteristas de cinema e escreveram diferentes histórias. Aqui estão algumas delas. Histórias de amor, aventura, terror, suspense e ficção científica, todas inventadas por nossos pequenos autores. Atenção, diretores! Quem sabe um dia, uma destas histórias não vira um filme?   O…

Verbo ler e Verbo escrever – F5

Novembro de 2012 A Proposta VERBO SER Carlos Drummond de Andrade Que vai ser quando crescer? Vivem perguntando em redor. Que é ser? É ter um corpo, um jeito, um nome? Tenho os três. E sou? Tenho de mudar quando crescer? Usar outro nome, corpo e jeito? Ou a gente só principia a ser quando…

Biografia em poesia – F4MA

Novembro de 2012 A Proposta Durante esse ano as F4 tiveram contato com variados gêneros textuais, porém, dedicaram um olhar mais cuidadoso às poesias e biografias, buscando conhecer melhor suas características. Foi uma delícia ler poesias de diferentes estilos e conhecer variados autores, assim como conhecer a vida e obra de tantos inventores e ilustres…

Com a turma do Sítio do Picapau Amarelo

Outubro de 2012 A Proposta A turma do Sítio do Picapau Amarelo já faz parte da nossa vida há tanto tempo que fica até difícil separar fantasia de realidade… Dessa vez, a nossa brincadeira literária foi essa: E se você vivesse uma aventura com o seu personagem preferido do sítio? Aqui estão algumas criações. Aventuras…

O Encontro – F5

Setembro de 2012 A Proposta Depois de muita discussão a partir da leitura dessa charge, imaginamos ser possível um encontro entre o homem moderno e o homem primitivo. Como seria uma conversa entre eles?     de Nina Tetü Um dia, no museu, um homem da caverna fingia ser de cera. Cansado dessa situação, fugiu…

Um pouco de poesia – F4T

Setembro de 2012 Um pouco de Poesia A F4T ao longo desse ano vem se aproximando e se encantando com o texto poético. Desse modo conheceram diversos autores e estilos variados de poemas. “A Lua no Cinema”, de Paulo Leminski dialogou perfeitamente com o nosso projeto e inspirou o grupo a pensar: Quem mais poderia…

Pura invenção! – F5

Agosto de 2012 Apresentação Ao chegarem a F5, as crianças já têm muita experiência em produzir textos. Nessa fase já conheceram os mais variados estilos, já escreveram poesias, contos, crônicas, notícias, quadrinhas, quadrinhos, textos informativos… e transitam com bastante desenvoltura por todos eles. Pensamos, então, em publicar Informes Literários, querendo estimular e compartilhar seus escritos….