Bem Vinda a Poesia! F7M

Bem-vinda a Poesia! As F7 começaram a se aproximar do universo da poesia, aproveitando a imagem da janela, muito presente nas reflexões em torno do Projeto Institucional. Depois de escolher e observar uma janela da própria casa, e já contando com várias fontes de inspiração – Cecília Meireles, Alberto Caeiro, Manoel de Barros, Cazuza e…

De Onde Viemos? Quem Somos? Para Onde Vamos?

F8 e F9 – 2017 Cenas de Gauguin “Para pintar de verdade há que sacudir o civilizado que carregamos e sacar o selvagem que levamos dentro.” (Paul Gauguin) No início de 2017, fizemos uma série de atividades de sensibilização para o projeto Zoom: Diferentes Formas de Ver e Experimentar o Mundo, e que partiram do…

Encenação da Verdade – F9

Em sala Após diversas discussões a respeito dos conceitos de verdade e mentira, as F9 pensaram em situações em que é difícil ter clareza sobre o que é ou não sincero, quando o real escapa à definições. Alguns alunos encontraram, nos poetas, modos mais complexos de pensar a verdade e a mentira. Encontraram em Fernando…

Bem Vinda a Poesia! F7T

Passarinhando Quando fui olhar minha janela, vi crianças brincando com passarinhos que estavam sobre pequenas árvores, cheias de pedras ao redor. Eu fiquei pensando: do que será que eles estão brincando? Será que estão entendendo as crianças? Será que estão brincando de passarinhar? Será que estão passarinhando? Será que as crianças estão conseguindo se comunicar?…

Encenação da Verdade II – F9

Essa é a nossa segunda edição deste informe construído depois de diversas discussões a respeito dos conceitos de verdade e mentira, as F9 pensaram em situações em que é difícil ter clareza sobre o que é ou não sincero, quando o real escapa à definições. Alguns alunos encontraram, nos poetas, modos mais complexos de pensar…

Ciranda de Autores – F5M

Informe Literário F5M – 2017 Vamos cirandar? Para que lemos? Para aprender, conhecer, nos transportar para outros universos, nos aproximar do novo, nos comover, fazer-nos pensar, fazer-nos sonhar, tirar-nos do lugar, inquietar… Ler para a turma, ler com a turma, conversar sobre o contexto das histórias lidas, sobre o que mexeu com cada um… Acreditando…

Ciranda de Autores – F5T

Informe Literário F5T – 2017 Vamos cirandar? Para que lemos? Para aprender, conhecer, nos transportar para outros universos, nos aproximar do novo, nos comover, fazer-nos pensar, fazer-nos sonhar, tirar-nos do lugar, inquietar… Ler para a turma, ler com a turma, conversar sobre o contexto das histórias lidas, sobre o que mexeu com cada um… Acreditando…