NOVAS TECNOLOGIAS – Riscos e oportunidades da geração digital

Quais as formas de intermediação educativa dos adultos, em casa, na escola e em outros espaços sociais? Como lidar com condutas de risco e ações de corresponsabilidade entre crianças, jovens e adultos? Por outro lado, qual a importância de novas práticas de expressão, diálogo e aproximação entre pessoas e grupos? Beatriz Prado tem 30 anos de…

NÓS, AS CRIANÇAS E AS MÍDIAS – Compartilhando impressões e apreensões

Como nós, adultos, nos relacionamos com as mídias, com o consumo, com a importância dada à aparência e como trabalhar a questão quando se trata de nossas crianças? Como lidamos com a contraposição entre o ser e o ter, os limites e condutas compulsivas? Qual o papel da família e dos educadores? Fernando Mozart coordena a…

HUMANAS E EXATAS

Como andam esses territórios na escola, existe uma hierarquia desses saberes? Que espaços esses saberes ocupam nos currículos escolares? Quais as relações sociais e políticas da ciência com a sociedade? Henrique Cukierman é professor adjunto da UFRJ, onde atua na graduação do curso de Engenharia de Computação e Informação e nas pós-graduações do Programa de Engenharia…