O Porquê Deste Informe

No ano em que o nosso Projeto Institucional nos convida a pensar sobre “Você tem fome de quê? ”, nós, da F6T, decidimos que saber mais sobre os alimentos seria de grande importância. O que devemos comer para garantir nossa saúde, o que pode fazer mal quando consumido em excesso, o que está faltando na nossa alimentação e até mesmo dicas e receitas de alimentos e pratos saudáveis e gostosos apareceram em nossas muitas conversas.
Queremos divulgar a todos os alunos da Escola algumas dicas e informações voltadas à construção de hábitos para uma alimentação mais saudável e consciente. Afinal, no Brasil há muitas crianças com sobrepeso ou obesas. E de cada 5 crianças obesas, 4 continuarão assim quando crescerem. Temos que mudar esses números.
Bom apetite!

Para Entender Melhor

A Importância dos Legumes e Verduras

A alimentação saudável é um hábito que precisa estar presente no nosso dia a dia. Uma mesa com legumes e verduras pode evitar doenças provocadas pela falta de nutrientes. Quem consome esses alimentos garante o bom funcionamento do aparelho digestivo, diminui a chance de desenvolver câncer, doenças do coração e outras doenças crônicas, além de eviatr a obesidade.
As verduras e os legumes são fontes de carboidratos, fibras, água e vitaminas. As folhas das verduras contêm clorofila, que limpa e oxigena o sangue.
As de cor mais escura são fontes de cálcio e ferro. As folhas e o talo de nabo, rabanete, cenoura, beterraba, couve-flor e brócolis também são ótimas para comer.

A Importância dos Cereais

Os cereais são parte essencial de uma alimentação saudável. Todos os tipos de cereais são boas fontes de vitaminas e minerais, e têm naturalmente pouca gordura. Os integrais são melhores fontes de fibra e outros nutrientes importantes, como potássio.
O arroz branco e a farinha branca têm o farelo e os germes retirados do grão. Mesmo com as vitaminas e minerais acrescentadas depois da moagem, estes cereais não têm tantos nutrientes e nem tanta fibra como os integrais.
Os produtos em grão cabem num plano de comida saudável. Cuidado, porém, com os grãos com açúcar ou gordura, como pães para sobremesa ou croissant. Eles contêm muita caloria e fornecem poucos nutrientes.
Comer variedades de cereais integrais, sempre que possível, assegura a obtenção de variados nutrientes, e torna nossas refeições mais interessantes.

Sobre as Frutas

As frutas são boas e importantes para a nossa alimentação. E muitas são as suas propriedades e vitaminas. Mas qual fruta escolher? Ah! Isso é com você!
Só pra você ter uma ideia…

• Banana
Rica em vitaminas A, B1, B2, B6 , C, D e E. Ela é um pouquinho mais calórica que as outras frutas. Uma banana de 70g, por exemplo, tem 62 calorias. Mas não a tire de sua alimentação, ela traz benefícios à saúde.
Também auxilia no emagrecimento, pois tem fibras (que ajudam o funcionamento do intestino) e baixo teor de gordura.
E importantes minerais como fósforo, cálcio, ferro e potássio. Este último ajuda a evitar as dores musculares e cãibras. Por isso, antes de fazer alguma atividade, coma uma banana!

• Maçã
Essa fruta tem um excelente valor nutritivo, pois sua casca tem a pectina, que ajuda a reduzir o colesterol do sangue. É rica em vitaminas B1, B2, niacina, fósforo e ferro.
Excelente para a garganta e as cordas vocais.
Cada 100g da maçã tem, em média, 55 calorias e 1,5g de fibras.
Cada maçã pesa, em média, de 100 a 200 gramas.

• Uva
É rica em sais minerais, como ferro, fósforo, cálcio, magnésio, sódio e potássio. Também tem, em quantidade razoável, vitaminas (complexo B e vitamina C)
Não é muito calórica. 100g de uva têm 50 calorias.

Orgânicos X Agrotóxicos

Os agrotóxicos são produtos que contêm pesticidas e fertilizantes venenosos usados nas plantações para impedir o aparecimento de pragas, como insetos, fungos e ervas daninhas.
Fazem muito mal ao ser humano, causando doenças que podem levar à morte.
Em alguns países, a venda da maioria dos agrotóxicos já foi proibida, mas mesmo assim muitos produtores ainda continuam usando, sem o governo saber.

Os orgânicos são produtos que não contêm agrotóxicos. São cultivados naturalmente e sua base de cultivo é o cuidado com o solo. Os fertilizantes são feitos à base de esterco de animais e de ervas.
Por isso, a produção de orgânicos é bem menor e são muito mais caros, o que faz com que grande parte da população brasileira acabe por consumir os produtos com agrotóxicos.
Vejam uma interessante experiência sobre esse tema: https://www.youtube.com/watch?v=K-WsSnogkXU

Fast ou Junk Não Deveriam Ser Food!

Fast food, em inglês, significa comida rápida. O fast food é uma comida industrializada, para ser feita rapidamente. São lanches muito gordurosos, como hambúrguer, batatas fritas, pizzas, cachorro-quente… Algumas lanchonetes passaram a vender saladas para fazer as pessoas pensarem que é saudável. Só que essas saladas podem ter mais açúcar e gorduras nos molhos do que as outras opções do cardápio.Você Sabia?

Que o Sal…

…É uma substância importante na nossa dieta, pois ajuda o funcionamento de alguns órgãos? No entanto, não devemos abusar dele.
O Sódio (Na) é um elemento químico abundante na natureza e que, unido ao cloreto (NaCl), forma o sal ou cloreto de sódio (NaCl). Apesar de “sódio” e “sal ” serem frequentemente usados como sinônimos, são substâncias diferentes.
O sódio é essencial para a vida, e desempenha um papel fundamental no metabolismo celular, permitindo a absorção de nutrientes, a transmissão dos impulsos nervosos.
Como é um mineral que o organismo não consegue produzir, tem que ser obtido pela alimentação.
Saiba ainda que a importância do sódio em nosso corpo e como comê-lo é a chave para uma vida saudável. Então, se você não pode quantificar cada grama de sal que você come, é bom lembrar que quanto mais ativo você é, de mais sódio seu organismo vai precisar. Se você for uma pessoa sedentária, deve reduzir a quantidade e frequência do que come.
Atenção! Aqui estão alguns alimentos que têm muito sódio:
sal comum, azeitona, queijos, shoyo, manteiga, castanhas salgadas, presunto, macarrão instantâneo, bebidas gaseificadas.

Que o Açúcar …

É inflamatório; pode causar câncer?
É o maior contribuidor para obesidade de crianças e adultos?
Causa rugas?
Eleva muito a taxa de colesterol?
Causa diabetes?

O açúcar é chamado de caloria vazia. E não é apenas uma caloria vazia. Trata-se de um pequeno prazer gustativo, sem nenhum nutriente.
O açúcar é um ANTINUTRIENTE, pois além de não trazer nada de benéfico pro organismo, rouba nutrientes, principalmente minerais, que já estão no nosso corpo.

Que nos Sucos de Caixinha …

…os ingredientes são surpreendentes?
Assistimos a um vídeo que se chama Agite-se Antes de Beber. Foi muito estranho o que descobrimos…
Tem MAÇÃ no suco de UVA, de ABACAXI e de MORANGO!
E não é só isso…Vimos ainda que tem 19 vezes mais AÇÚCAR do que a FRUTA!
Muitas pessoas, nos dia de hoje, não sabem que isso faz mal, então compram para os filhos achando que não há problema algum…E também esquecem de ler, na embalagem, os ingredientes….
“ÁGUA GASEIFICADA, AROMA SINTÉTICO ARTIFICIAL, ACIDULANTE  ÁCIDO CÍTRICO, CONSERVADOR BENZOATO DE SÓDIO, ESTABILIZANTES ACETATO ISOBUTIRATO DE SACAROSE, ANTIOXIDANTE ÁCIDO ASCÓRBICO… ”
UFFA!!!!! É tanta coisa que não dá mais nem para escrever!

Depois dessa descoberta, as perguntas que surgiram foram muitas… e não querem ser caladas…
POR QUE…
Os fabricantes não usam MAIS frutas? Os fabricantes não INFORMAM a quantidade de fruta? A legislação é tão FLEXÍVEL?

Para assistir, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=gOIUGWrAKPQMitos Culinários

Verdade ou Mentira?

Provavelmente você já ouviu sua avó, tia, ou mãe contar algum “segredinho de cozinha”. Como fazer o arroz soltinho, leite com manga faz mal etc.
Isso tudo é verdade? Ou apenas uma lenda inventada? Por quê? Vamos esclarecer e desvendar algumas dessas muitas histórias que nos são contadas.

1. Gengibre diminui a náusea?

Verdade. O gengibre causa um efeito no estômago que relaxa as contrações e melhora o chamado “enjoo por movimento”. Porém muitas propriedades do gengibre ainda são um mistério para a ciência.

2. Para não chorar ao cortar cebola: colocar um pão entre os dentes ou colocá-la no freezer antes de cortar. O que realmente funciona?

Mentira. O pão entre os dentes, apesar da alegação de que ele absorve todo o gás que nos faz lacrimejar, não funciona, pois não absorve o suficiente.
Verdade. Colocar a cebola no freezer 30 minutos antes de cortá-la dilui os gases e pode impedir as lágrimas por um bom tempo.

3. Canela com chocolate faz espirrar?

Mentira. A combinação desses dois alimentos não causa reações alérgicas, e não existe qualquer fundamentação científica neste mito.

4. A regra dos 5 segundos é verdadeira?

Não. Acredita-se que, se um alimento cai no chão eu tenho exatos cinco segundos para pegá-lo antes que pegue bactérias, mas o tempo é muito menor. Apesar disso, 70% das mulheres e 50% dos homens acreditam nesta lenda. Pense bem antes de pegar qualquer comida do chão!

5. Descascar ovos cozidos com choque térmico ajuda mesmo?

Verdade. O choque térmico (da água gelada no ovo quente) faz o ovo contrair e se separar da casca, facilitando a retirada.

6. Comer pouco no café da manhã emagrece?

Mentira. O café da manhã é a refeição mais importante, e comer bem nessa hora é crucial para o desempenho no dia a dia.Entrevista

Com Gabriela Kapim

Para encerrar esta edição, dividimos com vocês, leitores, a entrevista com a nutricionista Gabriela Kapim. Fiquem atentos às suas respostas e dicas que podem nos ajudar muito nessa construção de hábitos alimentares mais saudáveis.

F6T: Por que você resolveu ser nutricionista?
G.K. – Sempre me interessei por saúde, fui atleta e sempre comi muito bem. Quando era adolescente comecei a gostar de cozinhar e foi aí que uni a saúde à alimentação, e com isso veio a ideia de fazer nutrição.

F6T: Você poderia explicar melhor, com um pouco mais de detalhes, como é o trabalho de um nutricionista?
G.K – De modo geral a Nutricionista cuida da alimentação das pessoas. Existem vários jeitos de se fazer isso. Tem nutricionistas que trabalham em hospitais e cuidam da alimentação dos pacientes, o que cada um pode ou não comer, de acordo com a doença que tiver. Outras nutricionistas trabalham em restaurantes, controlando a validade, a qualidade e a variedade das refeições que são servidas. Outras ainda podem trabalhar num consultório, atendendo pessoas comuns que querem emagrecer, ou ganhar peso, que estão com algum problema de saúde, mas não estão no hospital. Tem algumas que vão à casa das pessoas para ensinar as cozinheiras a prepararem as refeições de forma saudável. Outras trabalham com esporte, atendendo aos atletas, que gastam muita energia e precisam se alimentar muito bem…

F6T: Quais são as vitaminas necessárias para uma alimentação saudável?
G.K. – Todas as vitaminas são importantes, cada uma delas tem um função diferente no nosso organismo, e o equilíbrio delas é que faz com que a gente seja saudável.

F6T: Quantas refeições devemos fazer num dia?
G.K. – O indicado são 5 a 6: café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia.

F6T: O que devemos pensar na hora de nos alimentar, de “fazer o nosso prato”?
G.K. – O prato precisa ser colorido sempre. Fica fácil pensar que precisa ter 5 cores, e essas 5 cores precisam variar o máximo possível e cada uma delas representa um grupo de alimentos: 1 leguminosa (feijões, ervilha, lentilha, grão de bico…), 1 cereal (arroz, arroz integral, milho, trigo…), 1 proteína (carne vermelha, peixe, frango, ovo), 2 vegetais (legumes e verduras).

F6T: No café da manhã quais são os alimentos que podemos comer além das frutas?
G.K. – Cereais, iogurtes, pão integral, ovo…

F6T: Muitas pessoas utilizam stevia para adoçar o café. Gostaríamos de saber qual é melhor: Stevia, açúcar ou adoçante?
G.K. – Pra criança a melhor opção é o açúcar, mas é preciso ter muito cuidado com ele, pois quanto menos consumido melhor.

F6T: O suco de frutas é essencial para uma alimentação saudável?
G.K. – Sim, é uma ótima fonte de vitaminas e mineiras.

F6T: Frutas, cereais, legumes, vegetais trazem quais benefícios para o nosso organismo?
G.K. – Esses alimentos são cheios de vitaminas, minerais e fibras e esses nutrientes são responsáveis pelo equilíbrio e manutenção de todo nosso organismo.

F6T: O que é desnutrição?
G.K. – Desnutrição é quando o organismo não recebe os nutrientes de que precisa para fazer suas funções, e ai o corpo começa a “dar defeito”.

F6T: O que é glúten?
G.K. – Glúten é uma proteína que está dentro do trigo e de alguns outros cereais. Ele faz muito mal pra quem tem intolerância, alergia ou doença celíaca, mas quem não tem nada disso pode comer com moderação, que não tem problema nenhum.

F6T: O que é caloria? como ela é medida?
G.K. – Caloria é a unidade de medida de energia que cada alimento fornece para o nosso corpo.
Para medirmos a quantidade de calorias de um alimento precisamos saber quantos gramas ele tem de proteína, de carboidrato e de gordura. Cada grama de proteína contém 4 calorias, cada grama de carboidrato contém 4 calorias, e cada grama de gordura (lipídeo) contém 9 calorias.

F6T: Você acha que a sociedade está se alimentando cada vez pior? Por quê?
G.K. – Sim, acho que as pessoas têm preguiça de pensar em comer bem, acham que dá trabalho, e por isso escolhem o que é mais rápido. Mas depois que elas desenvolvem doenças como diabetes, hipertensão, obesidade, elas têm muito mais trabalho e gastam muito mais dinheiro pra se cuidar.

F6T: Quais são os benefícios de ter uma alimentação variada?
G.K. – Ter uma vida saudável!

F6T: Você acha que aumentaram os casos de obesidade infantil? Na sua opinião, qual o principal motivo?
G.K. – Eu não acho, eu tenho certeza. A Organização Mundial da Saúde já publicou vários estudos que comprovam que a obesidade infantil está crescendo muito. É preciso ficar muito atento às suas escolhas alimentares desde cedo!

F6T: Pra terminar, que tal uma dica… um conselho, uma ideia…
G.K. – O nosso corpo é só nosso e precisa ser cuidado com muito carinho e respeito. Só assim ele conseguirá ficar velhinho com saúde. Alimentação equilibrada e atividade física regular fazem com que o nosso corpo seja muito feliz!