setembro de 2013

Terra à Vista: As Transformações do Nosso Planeta!

As turmas de F2 de 2013 pesquisaram bastante sobre a história do planeta Terra. Quem lhes contou essa história foram as rochas, e como elas se transformam.

Vamos Saber Um Pouco Sobre Geologia?

Mia, Arthur, Ana, Antônio G e Manuela

O que é geologia? Geologia é um estudo sobre a Terra. Você sabia que o pai da geologia é o James Hutton? Você sabe como James Hutton criou a geologia?

Ele observou várias rochas na posição horizontal mas as outras no mar estavam na posição vertical. Ele pensou que isso podia ter acontecido porque o mar fez pressão na rocha.

 

 

O Big Bang!

Rodrigo, Antônia, Cecília, Gabriel e Antônio

Uma explosão gigantesca aconteceu e espalhou poeira cósmica por todo universo. Esta explosão trouxe muitos planetas, muitas estrelas e vários outros corpos celestes para o céu infinito. Uma parte dessa explosão se chama Via Láctea.

 

A Formação da Lua

Francisco, Rosa e Luiza C

Depois do Big Bang, quando a Terra era de lava, um planeta chamado Teia veio na direção da Terra e atingiu ela. Saiu um montão de poeira e ficou rodando em volta da Terra, formando um anel vermelho. E quando as poeiras se juntaram, formaram a lua que roda em volta da Terra.

 

Explicando as Eras

Isabel, Elisa, Gabriel, Sofia J, Antônio e Davi

A era geológica é um período de bilhões de anos. Os cientistas dividiram em eras para estudar as transformações do planeta Terra.

Para uma era mudar para a outra é preciso ter uma grande transformação. Eles inventaram os nomes: arqueozoica, proterozoica, paleozoica, mesozoica e cenozoica.

 

A Terra É Um Bolo

Luiza B, Sofia P, Thiago e Miguel

O planeta Terra está sempre em transformação. Sabem por quê? Porque dentro ela é como um bolo de camadas, no centro tem o núcleo duro de ferro e níquel, depois vem a camada do manto que é muito quente feita de lava. A cobertura é de crosta feita de rochas minerais, continentes e oceanos.

 

O Que São as Rochas?

Mariana C, Cecília, Sofia C, Valentina, Felipe, Lara, Bernardo e Marina.

As rochas são feitas de quase todos os tipos de minerais da natureza. Os três tipos de rochas são magmática, metamófica e sedimentar. As rochas podem ser ásperas e lisas, existem minúsculas e até enormes. As rochas magmáticas saem dos vulcões. As rochas sedimentares são feitas por sedimentos que caem das montanhas. As rochas metamórficas passam por transformações de dois jeitos. O primeiro é quando a rocha é esprimida por duas rochas que fazem pressão nela. O segundo jeito é quando ela se transforma por causa da temperatura.

Escavação Pro Manto Terrestre

Catarina, Manuela P, Vicente e Vinícius

Os cientistas inventaram uma máquina chamada Agmax3000 e escavaram até o manto terrestre e depois encontraram um fóssil meio derretido de uma criatura mutante. Ela está sendo estudada no museu de história da geologia.

 

Expedição Descobre Rochas de Todos os Tipos

Marcelo, Miguel G, Manuela G e Cecília C

Os geólogos descobriram que existem três tipos de rochas e que elas são: as magmáticas, as metamórficas, e as sedimentares. Os geólogos descobriram isso em uma expedição na Islândia.

 

 

Montanha à Vista

Carol, Joaquim, Thiago N, Sofia M

Extra, Extra!
Duas placas tectônicas se bateram por milhares de anos e depois os geólogos descobriram uma montanha perdida perto do Himalaia.

 

 

Previsão de Eras

F2A

Terra vai entrar em estado gasoso e todas as pessoas vão entrar em uma nave gigante em direção aos anéis de Saturno. O nome da próxima era será gasozóica e o planeta Terra será habitado por seres de outro mundo. Mas enquanto a próxima era não chega, que tal mudarmos um pouco o nosso mundo?

Curiosidade

O que os minerais e as rochas tem a ver com as tintas? Muitos minerais e rochas fornecem os pigmentos, e este será o caminho da F2 no segundo semestre.