EDUCAÇÃO INFANTIL

Segmentos:

Na Educação Infantil, optamos por um esquema de rodízio realizado em ambientes adequados a cada atividade. Contamos com duas salas para as atividades de artes, ciências, matemática, leitura e escrita (cujas mesas servem também como espaço para o lanche), um salão para as atividades corporais e musicais, uma brinquedoteca, uma biblioteca e áreas externas para recreação. Com isso conseguimos equipar melhor cada ambiente, sem dispersar o material em salas de uso exclusivo. O aluno não usa apenas a sala de sua turma. A maior parte do espaço escolar é comum, o que significa a ampliação da ocupação e da socialização desse espaço.

Nesse segmento, atendemos crianças a partir de dois anos. As turmas são limitadas a vinte alunos, orientadas por um professor acompanhado por auxiliares, de acordo com o número de alunos e a idade das crianças, garantindo um olhar mais individualizado dentro do grupo.

Respeitando as singularidades de cada grupo e de cada criança, procuramos aproveitar pedagogicamente, de forma criativa e integrada, as situações do cotidiano. Isso favorece a construção do conhecimento através da ação, da brincadeira, das descobertas, da imaginação, das invenções e transformações feitas pela própria criança. A interação entre as crianças e a intervenção pedagógica desafiadora e adequada são os alicerces dessa construção.

As turmas desse segmento são organizadas de forma não seriada, de acordo com critérios que possam garantir a dinâmica e o bom funcionamento do grupo.

Acreditamos que a convivência e a interação entre crianças de diferentes idades podem ajudar em importantes conquistas, valorizando a troca de experiências e estimulando a aceitação das diferenças. A experiência dos maiores impulsiona os menores a darem respostas que não realizariam sozinhos. Os menores provocam conflitos e desafios significativos para o desenvolvimento da autonomia, dos valores morais e éticos e para o desenvolvimento cognitivo dos maiores. Todos saem ganhando, como ganhavam os irmãos mais novos com os mais velhos e vice-versa, nas famílias numerosas de antigamente. Por isso, nossas turmas são compostas por crianças de idades próximas, mas heterogêneas, favorecendo o crescimento emocional, social e cognitivo dos seus integrantes. Além disso, procuramos propiciar momentos e atividades intencionalmente planejados, que colaborem para a interação entre as diferentes turmas.

Para identificar as turmas que se reorganizam anualmente acolhendo novos alunos, num esforço de descaracterizar qualquer possibilidade de seriação e dando a oportunidade de as próprias crianças construírem a identidade do grupo, promovemos situações de conversa, defesa e votação para a escolha democrática do nome da turma.

Os Projetos desenvolvidos nas turmas de Educação Infantil possibilitam essa interação e contribuem para a socialização das descobertas e do saber. As áreas do conhecimento entrecruzam-se em suas múltiplas possibilidades de conexões. Além dos professores de turma, as crianças são atendidas, semanalmente, pelos professores de Musicalização e Dança, que extrapolam os objetivos específicos dessas linguagens, ao desenvolver um trabalho que se articula com o encaminhamento dos Projetos. As diferentes linguagens artísticas assumem grande importância como ferramentas de expressão e comunicação e como recursos para ler e entender o mundo.

Tentamos criar um ambiente de letramento, trazendo a Língua, com toda a sua riqueza, funcionalidade e complexidade, para a sala de aula. Em contato íntimo com diversos tipos de textos, nossos alunos, desde cedo, presenciam atos de leitura e escrita de uma forma lúdica e funcional. Escrevem espontaneamente, refletem e levantam hipóteses. Participam como leitores e escritores iniciantes, apropriando-se gradativamente dessa ferramenta para sua compreensão do mundo, exercício da expressão, da participação, do prazer e da cidadania.

A construção do pensamento matemático se dá, essencialmente, na problematização das situações do cotidiano e na busca de suas soluções, na experiência com os diferentes jogos e compreensão de suas regras e na organização das brincadeiras. Essas situações possibilitam a exploração e ocupação do espaço, a percepção das medidas e a ideia do número e suas representações.

As Artes e as Ciências fazem parte da teia que compõe os Projetos, suscitam questões, apontam caminhos, propõem participação e posicionamento intelectualmente ativo e dão oportunidade, em seus estudos, a uma abordagem mais globalizadora dos conhecimentos.

Esse processo contínuo, que se inicia durante os primeiros anos da Educação Infantil, se desenvolve durante todas as séries do Ensino Fundamental.

Preencha o formulário abaixo e nossa equipe entrará em contato!