Sa Pereira 438
Nossa História
escola-sa-pereira-anos50-16
escola-sa-pereira-anos50-17
escola-sa-pereira-anos50-18
escola-sa-pereira-anos50-19
escola-sa-pereira-anos50-20
escola-sa-pereira-anos50-2
escola-sa-pereira-anos50
escola-sa-pereira-anos50-5
escola-sa-pereira-anos50-4
escola-sa-pereira-anos50-3

Anos 50

 

A Sá Pereira foi fundada em 1948, por Maria Luiza Jaguaribe, Antônio e Nayde Sá Pereira, como Escolinha de Música Sá Pereira. Em pouco tempo se transformou em um centro de artes, ampliando o universo de linguagens. Alguns anos mais tarde, na década de 60, reformulou sua proposta implantando progressivamente a Educação Infantil e o Ensino Fundamental I. Em 2010, abrimos o segundo segmento do Ensino Fundamental. Nesse trajeto de muitas aprendizagens, crescimento e conquistas, nunca abandonamos nossas origens, acreditando na arte como potente instrumento para o desenvolvimento da sensibilidade, da capacidade de exteriorizar o potencial criativo, favorecer a autoconfiança e o desejo de atingir a realização como ser social, histórico e cultural.

 

Há 70 anos estamos construindo esta escola com a ajuda de muitos amigos, pais e professores. Alguns passaram e deixaram contribuições valiosas; outros, ainda presentes, participam de forma intensa desse processo, buscando um espaço cada vez melhor para a educação de nossos filhos. Agradecemos a todos que, direta ou indiretamente, nos têm ajudado a percorrer esse caminho.

escola-sa-pereira-anos60e70-29
escola-sa-pereira-anos60e70-27
escola-sa-pereira-anos60e70-28
escola-sa-pereira-anos60e70-30
escola-sa-pereira-anos60e70-25
escola-sa-pereira-anos60e70-26
escola-sa-pereira-anos60e70-24
escola-sa-pereira-anos60e70-23
escola-sa-pereira-anos60e70-19
escola-sa-pereira-anos60e70-21
escola-sa-pereira-anos60e70-22
escola-sa-pereira-anos60e70-18
escola-sa-pereira-anos60e70-17
escola-sa-pereira-anos60e70-16
escola-sa-pereira-anos60e70-15
escola-sa-pereira-anos60e70-12
escola-sa-pereira-anos60e70-13
escola-sa-pereira-anos60e70-14
escola-sa-pereira-anos60e70-09
escola-sa-pereira-anos60e70-10

Anos 60 e 70

 

Folheando agora os álbuns das décadas de 60 e 70, encontramos muitas preciosidades. Muita gente querida, gente que já voltou com os filhos e netos! Foi nesse período que a Sá Pereira deixou de ser Escolinha de Música para virar uma escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental, mantendo seu diferencial: a atenção especial às artes. Quem será que se reconhece nas fotos? Que lembranças vocês ainda guardam desse tempo da infância?

escola-sa-pereira-anos80-25
escola-sa-pereira-anos80-24
escola-sa-pereira-anos80-23
escola-sa-pereira-anos80-20
escola-sa-pereira-anos80-21
escola-sa-pereira-anos80-22
escola-sa-pereira-anos80-17
escola-sa-pereira-anos80-18
escola-sa-pereira-anos80-19
escola-sa-pereira-anos80-16
escola-sa-pereira-anos80-14
escola-sa-pereira-anos80-13
escola-sa-pereira-anos80-12
escola-sa-pereira-anos80-08
escola-sa-pereira-anos80-09
escola-sa-pereira-anos80-10
escola-sa-pereira-anos80-11
escola-sa-pereira-anos80-05
escola-sa-pereira-anos80-06
escola-sa-pereira-anos80-07
escola-sa-pereira-anos80-04
escola-sa-pereira-anos80-02

Os Anos 80

 

Os anos 80 foram marcados pelos Centros de Interesse, inspirados no educador belga Ovide Decroly (1871-1932). Mas já escolhíamos um tema anual para ser pesquisado por toda a escola. Assim, vivemos Cor, Forma, Ritmo e Som, que nos rendeu o primeiro desfile do bloco de carnaval da Sá Pereira; Os Materiais, que nos levou para a pracinha do Largo dos Leões com as Festas do Barro, do Papel, da Borracha…; Terra, Fogo, Água e Ar, que comemorou a chegada da Primavera no Parque Lage; Gente Diferente, que se desdobrou na publicação de um livro com textos dos alunos e fotos de Cludelson do Amaral; Brasil, que ganhou a primeira versão de Arena Conta Zumbi e uma viagem inesquecível com todos os alunos de primeira a quarta série a Ouro Preto! E outros temas já difíceis de serem recuperados pela memória.

 

Vivemos muitas festas pedagógicas, juninas, colônias de férias no Sítio São João. Mais precioso, porém, é o acervo musical deixado por Ana Moura. Para cada Centro de Interesse, uma série de composições infantis que renderam festas lindas e permanecem no repertório afetivo de professores e alunos da Sá Pereira.

escola-sa-pereira-anos90-40
escola-sa-pereira-anos90-41
escola-sa-pereira-anos90-45
escola-sa-pereira-anos90-43
escola-sa-pereira-anos90-44
escola-sa-pereira-anos90-42
escola-sa-pereira-anos90-39
escola-sa-pereira-anos90-38
escola-sa-pereira-anos90-37
escola-sa-pereira-anos90-36
escola-sa-pereira-anos90-35
escola-sa-pereira-anos90-32
escola-sa-pereira-anos90-33
escola-sa-pereira-anos90-34
escola-sa-pereira-anos90-31
escola-sa-pereira-anos90-30
escola-sa-pereira-anos90-29
escola-sa-pereira-anos90-27
escola-sa-pereira-anos90-24
escola-sa-pereira-anos90-25
escola-sa-pereira-anos90-26
escola-sa-pereira-anos90-23
escola-sa-pereira-anos90-22
escola-sa-pereira-anos90-16
escola-sa-pereira-anos90-12
escola-sa-pereira-anos90-10
escola-sa-pereira-anos90-06
escola-sa-pereira-anos90-05
escola-sa-pereira-anos90-04
escola-sa-pereira-anos90-01
escola-sa-pereira-anos90-02

Os anos 90

 

Durante a década de 90, mantendo o compromisso de formação permanente de nossa equipe, contribuições de outros teóricos e pesquisadores da educação e de outras áreas do conhecimento foram influenciando e transformando nosso trabalho. As pesquisas de Piaget e de seus colaboradores deram-nos suporte para a compreensão do processo de pensar, elaborar e transformar o conhecimento. A Pedagogia de Projetos, de Josette Jolibert; os Projetos de Trabalho, de Fernando Hernández e Montserrat Ventura; o Enfoque Globalizador, de Antoni Zabala, inspiraram nossa proposta de estudo e pesquisa através de projetos.

 

Paulo Freire, Freinet e Vygotsky fizeram com que, gradativamente, buscássemos uma escola mais contextualizada do ponto de vista histórico e social, mais comprometida com a construção democrática, de modo a valorizar ainda mais a voz dos alunos e incentivar sua participação em eventos que marcaram nossa história.

 

Assim, nos envolvemos com a Campanha Contra a Fome, do Betinho; estivemos presentes no evento Terra e Democracia; na Eco 92, realizamos nossa Primeira Gincana da Cidadania, na Lagoa; e comemoramos, em 1998, os 50 anos de nossa escola, com um ciclo de mesas-redondas sobre Arte e Educação, festas de ex-alunos e pais e festa para os alunos com direito a bola e bolo!

escola-sa-pereira-anos2000-29
escola-sa-pereira-anos2000-28
escola-sa-pereira-anos2000-27
escola-sa-pereira-anos2000-24
escola-sa-pereira-anos2000-25
escola-sa-pereira-anos2000-26
escola-sa-pereira-anos2000-23
escola-sa-pereira-anos2000-22
escola-sa-pereira-anos2000-21
escola-sa-pereira-anos2000-20
escola-sa-pereira-anos2000-19
escola-sa-pereira-anos2000-18
escola-sa-pereira-anos2000-17
escola-sa-pereira-anos2000-14
escola-sa-pereira-anos2000-15
escola-sa-pereira-anos2000-16
escola-sa-pereira-anos2000-13
escola-sa-pereira-anos2000-12
escola-sa-pereira-anos2000-11
escola-sa-pereira-anos2000-10
escola-sa-pereira-anos2000-09
escola-sa-pereira-anos2000-08
escola-sa-pereira-anos2000-05
escola-sa-pereira-anos2000-06
escola-sa-pereira-anos2000-04
escola-sa-pereira-anos2000-02
escola-sa-pereira-anos2000-03
escola-sa-pereira-anos2000-01
escola-sa-pereira-anos2000-35
escola-sa-pereira-anos2000-34
escola-sa-pereira-anos2000-32jpg
escola-sa-pereira-anos2000-32
escola-sa-pereira-anos2000-33
escola-sa-pereira-anos2000-31
escola-sa-pereira-anos2000-30

A Virada do Milênio

 

De 2000 a 2009. Quais as lembranças mais significativas? Tempo de amadurecimento, consolidação da nossa proposta pedagógica e do trabalho com projetos. Além do Projeto Institucional escolhido a cada ano com a participação de toda a comunidade escolar, passamos a identificar interesses específicos, propondo, no âmbito do tema do Projeto, recortes de estudo e pesquisa alinhados com a curiosidade manifestada por cada turma.

 

Começamos os anos 2000 refletindo sobre os 500 anos da chegada dos portugueses ao Brasil e as consequências desse evento. Os projetos dos anos seguintes passaram por uma grande variedade de temas: ecologia, direitos humanos, comunicação, mitologias e sonhos, as Américas, a compreensão da casa como conceito que se inicia no próprio corpo, perpassa-o e chega ao planeta, o Rio de Janeiro, o trabalho, o tempo… De todos ficaram memórias de estudos, passeios, festas e muitos carnavais! Depois de 2003, nosso bloco de rua nunca mais deixou de desfilar, sempre trazendo a composição de um novo samba-enredo com o tema do Projeto Institucional, motivando os alunos e suas famílias a entrar em sintonia com o trabalho que iríamos realizar ao longo do ano.

escola-sa-pereira-anos2011a2018-20
escola-sa-pereira-anos2011a2018-18
escola-sa-pereira-anos2011a2018-17
escola-sa-pereira-anos2011a2018-19
escola-sa-pereira-anos2011a2018-15jpg
escola-sa-pereira-anos2011a2018-21
escola-sa-pereira-anos2011a2018-15
escola-sa-pereira-anos2011a2018-16
escola-sa-pereira-anos2011a2018-12
escola-sa-pereira-anos2011a2018-13
escola-sa-pereira-anos2011a2018-11
escola-sa-pereira-anos2011a2018-14
escola-sa-pereira-anos2011a2018-09
escola-sa-pereira-anos2011a2018-08
escola-sa-pereira-anos2011a2018-10
escola-sa-pereira-anos2011a2018-05
escola-sa-pereira-anos2011a2018-07
escola-sa-pereira-anos2011a2018-06
escola-sa-pereira-anos2011a2018-01
escola-sa-pereira-anos2011a2018-03
escola-sa-pereira-anos2011a2018-04
escola-sa-pereira-anos2011a2018-02
escola-sa-pereira-anos2011a2018-26
escola-sa-pereira-anos2011a2018-28
escola-sa-pereira-anos2011a2018-27
escola-sa-pereira-anos2011a2018-24
escola-sa-pereira-anos2011a2018-23
escola-sa-pereira-anos2011a2018-22

Os Anos 2010

 

Um novo e grande desafio chegou com essa década. A abertura do Fundamental II trouxe a inauguração de mais uma sede; a ampliação da equipe; a criação, para este segmento, de um currículo coerente com a proposta pedagógica e com o trabalho com os Projetos, desenvolvido na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I.

 

Dessa forma, nos debruçamos sobre o estudo dos conteúdos factuais, atitudinais, conceituais e procedimentais, categorias propostas por Antoni Zabala, dando maior rigor ao trabalho de pesquisa e tratamento da informação; desenhamos um currículo procedimental que pudesse dialogar com o Projeto Institucional, garantindo a construção gradativa de autonomia de estudo e pesquisa dos nossos alunos até o nono ano, na busca de um ensino transdisciplinar e inovador.

 

Também foi nesse período que a Sá Pereira ingressou no Grupo Raiz Educação com o objetivo de poder realizar antigos sonhos, mas conectados com as ideias do mundo contemporâneo.

 

Mais importante que a mera transmissão de conteúdos – estes estão disponíveis na internet –, queremos ajudar nossos alunos a criar critérios que os habilitem a ler e interpretar o mundo.

Escola-Sa-Pereira-Matriz-1024x690

Os Anos 2020

 

O início desta década trouxe um desafio que levaremos tempo para elaborar em nossa sociedade. A Pandemia trouxe marcas sensíveis para educação e provocações importantes para repensarmos práticas na Escola. Os desafios de dois anos de Pandemia da COVID-19 não teriam sido transpassados se não tivéssemos a parceria da equipe e das famílias. Os impactos das vivências deste período estão ainda latentes e sendo cuidados, mas norteando reflexões sempre pautadas em nossos princípios pedagógicos.

 

Foi durante esse processo que realizamos o sonho de uma nova sede para o Ensino Fundamental e o Médio, construída para atender as demandas de nossa comunidade. Inauguramos nesta sede o Ensino Médio, de acordo com a reforma. Foi um processo prazeroso de criação que já tem nos dado pistas de frutos importantes para o futuro próximo. Formamos jovens mais autônomos para colocar em prática ações transformadoras dentro e fora da Sá Pereira, seguindo rumos autorais nas decisões sobre suas vidas, e com tranquilidade para lidar com as incertezas da vida.

 

E assim chegamos a esta década, mais um marco para a história de nossa Escola. Hoje, 74 anos de vida!

 

Era uma vez uma escola chamada Sá Pereira…

 

Queremos continuar a escrever essa história com a ajuda dos que sonham com uma escola humana, reflexiva, que nunca estará pronta, mas sempre se reinventando.

 

Terminamos aqui essa retrospectiva. Para nós, é muito gratificante rever fotos, relembrar momentos importantes, resgatar nossa história, nossa memória afetiva. Uma oportunidade de refletir sobre nossas escolhas e os caminhos trilhados; de elaborar a passagem do tempo e de ressignificá-la.

 

Esperamos que tenham curtido essa viagem!