Buscamos um ambiente de aprendizagem estimulante em que a cooperação, a indagação e a emoção sejam férteis. Um espaço no qual a qualidade das relações humanas e o exercício da escolha e da decisão favoreçam a construção gradativa de um sistema de valores morais.
Tomamos como referências éticas os valores proclamados na Declaração Universal dos Direitos Humanos e na dos Direitos das Crianças; a crença na democracia, na solidariedade e na fraternidade como valores universais; a busca da participação, da livre expressão e do respeito mútuo; a necessidade da escuta cuidadosa e amorosa das diferentes inquietações, necessidades, anseios e sonhos de cada pessoa, grupo, povo ou nação; e a certeza de que a paz política, social e econômica é o único ambiente propício para o desenvolvimento humano sustentável.
Acreditamos que o processo educacional não acontecerá plenamente se não estiver conectado com os acontecimentos e as demandas do mundo, portanto educador e educando devem estar atentos à vida e a tudo o que acontece à sua volta. Assim, a escola não pode realizar seu trabalho sem abrir suas portas — ela precisa ser uma via de mão dupla, facilitando o trânsito escola-mundo exterior. Nas duas direções, a Sá Pereira tem buscado estar presente e trazer para a sala de aula o cotidiano do nosso tempo.
Ao nosso projeto pedagógico, interessa toda e qualquer construção humana: conteúdos digitais, reflexões em redes sociais, produções midiáticas, os diversos espaços de saber de nossa cidade e os mais variados movimentos culturais, políticos e sociais inspiram o nosso fazer e são aproveitados pedagogicamente pela Sá Pereira.
Por acreditarmos que a contextualização da aprendizagem, em situações naturais, favorece um processo mais significativo e complexo, procuramos vincular os passeios aos projetos de pesquisa das turmas, transformando-os em uma aula-passeio, como propõe Freinet.
Toda a comunicação formal da escola é realizada via aplicativo escolar. Trabalhos de campo, material didático adotado, convites para eventos e outros comunicados cotidianos são realizados a partir desse canal.
Outro importante meio de comunicação é o “Informe Semanal”. Publicado no último dia da semana e elaborado por professores, estudantes e demais membros da comunidade escolar, busca compartilhar as experiências pedagógicas mais significativas.
As avaliações individuais são comunicadas, na Educação Infantil e no 1º ano do Ensino Fundamental, ao final de cada semestre, em forma de relatórios descritivos. No 2º e no 3º anos do Ensino Fundamental, a avaliação individual é apresentada por objetivos das áreas de conhecimento, com a mesma periodicidade.
A partir do 4º ano, a avaliação é traduzida, trimestralmente, pelos conceitos “A”, “B”, “C” e “D”, resultantes de toda a produção do aluno (exercícios, testes, trabalhos de aula e de casa, individuais e em grupo, participação em aula, autoavaliação e avaliação cooperativa). A divulgação é feita por meio de boletins, que, além dos conceitos, podem trazer observações da equipe de professores.
No Ensino Fundamental II, para que os alunos tenham maiores consciência e clareza dos critérios de avaliação, existem duas categorias avaliativas: a postura de estudante (PE) e o conceito da disciplina (CD), que formam a média trimestral de cada disciplina.