ENSINO FUNDAMENTAL I

Segmentos:

O nosso Ensino Fundamental RJ atende aos alunos do Primeiro ao Quinto Ano em turmas de 25 alunos. Acreditamos que as crianças nesse segmento também necessitam de atenção para que sejam respeitados seu ritmo próprio de aprendizagem e suas características individuais. Dessa forma, estaremos ajudando-as a tornarem-se adolescentes mais seguros e autoconfiantes.

O processo de alfabetização e letramento, iniciado durante os anos da Educação Infantil, tem sua continuidade no Ensino fundamental RJ através de diversos procedimentos didáticos, sempre com o objetivo de formar gradativamente leitores e escritores competentes.

Como as turmas da Educação Infantil, as crianças do Primeiro Ano ainda escolhem coletivamente um nome para representar o grupo.

Nesse segmento, as áreas do conhecimento e linguagens que compõem a grade curricular são Língua Portuguesa e Inglesa, Matemática, Ciências Naturais e Sociais, Artes Visuais, Música, Dança, Teatro e Educação Física.

Os professores das séries iniciais têm atuação didática polivalente. À medida que as crianças vão crescendo, desenvolvendo habilidades emocionais para se relacionarem com um número maior de pessoas, a equipe pedagógica vai se expandindo, com a inclusão de professores que buscaram maior especialização nas áreas em que atuam.

No Primeiro Ano, o professor de turma trabalha em parceria com seu auxiliar e com os professores de Dança, Educação Física, Música e Inglês, que acompanharão as crianças até o Quinto Ano. No Segundo Ano, ingressa na equipe o professor de Teatro. No Terceiro, o de Artes Visuais. No Quarto, o de Coral.

Para o desenvolvimento dos Projetos, optamos por concentrar, em tempos de aulas conduzidos pelo professor de turma, as atividades e conteúdos relacionados à Língua Portuguesa, às Ciências Naturais e às Ciências Sociais. Essa opção não significa abandonar as disciplinas escolares, mas colocá-las a serviço do conhecimento como meios, não como fins. Elaboramos um currículo específico de procedimentos de pesquisa e tratamento da informação, que visa à construção gradativa de autonomia dos estudantes. O referido documento encontra-se também disponível no site da escola. No entanto, percebemos a Língua como ferramenta principal para esse trabalho, por seu papel mediador na construção e expressão de novos saberes, na compreensão do mundo e da cultura.

As atividades de Matemática, também sob a responsabilidade do professor de turma, e as das outras áreas, desenvolvidas por especialistas, buscam, sempre que possível, pontos de encontro com o Projeto de cada turma. Temos a preocupação de promover a integração e o envolvimento de toda a equipe no desenvolvimento de um projeto transdisciplinar no qual cada professor busque atingir os objetivos específicos das áreas em que atua, além de se comprometer e colaborar com o alcance das metas gerais da escola. Dessa forma, acreditamos poder transmitir às nossas crianças um olhar mais compatível com o momento em que vivemos, repleto de informações e urgências.

Preencha o formulário abaixo e nossa equipe entrará em contato!