As festas pedagógicas

Periodicamente, a escola promove festas nas quais o que foi aprendido é exposto para a comunidade em geral. Essas festas se realizam em diversos locais (escola, praças, parques, teatros), dentro ou fora do horário escolar. Procuramos festejar o que aprendemos e não apenas o que está estabelecido no calendário. É importante que o estudante perceba que o conhecimento adquirido não deve ser simplesmente armazenado. Deve ser um agente de troca, crescimento pessoal e coletivo. A preparação das festas e sua realização são momentos diferentes de aprendizagem, avaliação e retorno do trabalho realizado.

Geralmente, três momentos festivos envolvem toda a comunidade: o tradicional desfile do bloco de carnaval, a Festa Junina e a de Encerramento. Da Educação Infantil ao Segundo Ano, realizamos uma festa pedagógica a cada semestre. Do Terceiro ao Nono Ano são organizadas a Mostra de Artes, no primeiro semestre, e a Feira Moderna, no segundo.

Porém não são incomuns convites extraordinários para outros eventos que tenham como objetivo compartilhar as produções das crianças com suas famílias.