ENSINO FUNDAMENTAL II

Sétimo Ano – F7

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES

– A agenda da Escola será distribuída no primeiro dia de aula. Pedimos que levem o plástico utilizado em 2022.

– Sugerimos que reutilize materiais de anos anteriores, evitando consumo desnecessário.

– Os cadernos de formato especial (padrão especial para a Sá Pereira), podem ser encontrados apenas na Papel aos Pedaços, no Largo dos Leões, 81 – tel: 2286-9798, onde também se encontram os demais materiais da nossa lista.

– Os livros de literatura e paradidáticos relacionados ao projeto das turmas serão solicitados durante o ano, pelo aplicativo.

– Todo o material deverá ser identificado com nome e turma.

– Reunião: As reuniões de responsáveis serão depois do início das aulas e estão marcadas na agenda  do nosso aplicativo.

MATERIAL

Para que o aluno possa participar e usufruir das atividades no Classroom:

– computador (não recomendamos o uso de tablet para maioria das atividades);  acesso à internet (dica: a internet fica mais estável se estiver conectada ao cabo ao invés do wifi); webcam; headphone (em casa e na mochila);

PARA TRAZER TODOS OS DIAS

– Estojo completo (2 canetas esferográficas – preta e azul-;3 lápis pretos 2B; borracha; apontador; 1 “Caneta Futura”, preta; 1 caneta Ultra-fine); lápis de cor (não substituir por hidrocor); 1 tesoura; 1 tubo de cola plástica; 1 marcador de texto e 1 régua de 30cm.

– 1 Garrafa ou copo plástico para água. O copo descartável deve ser utilizado em momentos de exceção.

MATERIAIS DE PAPELARIA PARA AULAS ESPECÍFICAS

– 1 caderno de formato especial para Geografia (Papel aos Pedaços).

– 1 caderno de formato especial para Ciências (Papel aos Pedaços).

– 1 caderno de formato especial para História (Papel aos Pedaços).

*Avaliem se esses cadernos podem ser reutilizados do ano anterior.

– 1 caderno de formato especial para Projeto (Papel aos Pedaços). Obs.: Será utilizado o mesmo caderno de projeto da F6.

– 1 caderno grande Tilibra, 96 folhas, pautado para Português.

– 1 caderno grande Tilibra, 48 folhas, pautado para Inglês, manter o do ano passado.

– 1 caderno Tilibra, quadriculado, grande, 7 x 7, 96 folhas, 200x275mm para Matemática.

– 1 pasta catálogo Clear Book, cor azul, com 30 envelopes plásticos (BD-30AS), tamanho A4, para Ciências e Humanidades (Geografia, História e Ciências).

– 1 pasta catálogo Clear Book, cor vermelho, com 20 envelopes plásticos (BD-20AS), tamanho A4, para Matemática.

– 1 pasta catálogo Clear Book, cor preta, com 20 envelopes plásticos (BD-20AS), tamanho A4, para Inglês.

– 1 pasta catálogo Clear Book, transparente, com 30 envelopes plásticos (BD-30AS), tamanho A4, para Português.

– 1 pasta Clear Book, transparente, tamanho A4, com 40 envelopes plásticos  para o portfólio de Artes <b>(Mantendo os trabalhos do ano passado dentro dela)</b> Servirá para guardar todos os trabalhos até o nono ano.

– 1 par de esquadros e 1 transferidor de meia volta. Todos com escala.

– 1 pasta Clear Book, com 20 envelopes plásticos para as partituras de Música, será usada até o Nono ano.

LIVROS

Livro para a Biblioteca – Pedimos um livro de contribuição para o acervo da biblioteca, a partir do qual serão também desenvolvidas atividades. O título deve ser escolhido dentro da lista para cada série, que se encontra na Livraria Blooks/Praia de Botafogo (compra presencial e online no site https://www.blooks.com.br/, entrar no menu Sá Pereira e na série do aluno). A compra online será encaminhada diretamente à escola.

Biblioteca Virtual – Árvore de Livros Os alunos e funcionários da Sá Pereira fazem uso da plataforma Árvore de Livros que oferece um acervo diversificado, e poderá ser utilizada de forma espontânea pelos nossos alunos ou com encaminhamentos dos professores. Enviaremos orientações de acesso à plataforma no início das aulas.

Português.

Dicionário de bolso (Português).

Minigramática (nova edição), Ernani Terra, Editora Scipione.

ISBN: 978-852628460-9 (AL), ISBN: 978-852628461-6 (PR)

Inglês

Dicionário de bolso (Inglês -Português/Português-Inglês).

The Richmond Simplified Grammar Of English, editora Richmond.

ISBN: 85-16-06064-0 (LA), ISBN: 85-16-06065-7 (LP)

Matemática. Matemática, Luiz Márcio Imenes e Marcelo Lellis, 7° ano, Ed. Moderna. ISBN: 9788516068639 OBS: pedimos que mantenham o livro da F6, pois ele também será usado ao longo do ano. Alunos novos não precisam comprar.

Especialmente os livros da Moderna, de Matemática e de Ciências, serão exclusivamente comercializados pela Plataforma https://loja.moderna.com.br/pt-BR/familia .Basta inserir o PIN E3U02X, cadastrar o responsável financeiro, informar o nome do aluno(a), endereço e efetuar o pagamento. Ao finalizar a compra o material será entregue diretamente na escola. Por isso, é importante seguir a orientação sobre nome e responsável financeiro.

Ciências naturais. Aprendendo com o cotidiano 7º ano. Eduardo Leite do Canto, Laura Celotto Canto. São Paulo: Editora Moderna, 2017. ISBN: 9788516107208. Obs.: O livro será utilizado na F7 e na F8.

História. Alfredo Boulos Júnior. História, sociedade e cidadania: 8º ano. Ensino fundamental II. São Paulo: Editora FTD, 2021. ISBN: 9788596037211. Obs.: Em razão da organização curricular, a F7 utiliza o livro de 8º ano.

Geografia.

Geoatlas. Maria Elena Simielli. 35ª edição. São Paulo: Editora Ática, 2019. ISBN: 9788508193301. Obs.: É o mesmo livro utilizado no sexto ano.

Geografia Geral e do Brasil 7º ano. Eustáquio de Sene e João Carlos Moreira. São Paulo: Editora Scipione, 2019. ISBN: 9788547401849. Obs.: O livro será utilizado também na F9.